Na data em que é celebrado o Dia dos Namorados, 12 de junho, o curso de Estética e Cosmética da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou uma atividade que envolveu a produção de noivas. A iniciativa ocorreu durante a disciplina Maquiagem II e contou com todo o trabalho e empenho dos acadêmicos do quarto nível, que puderam colocar em prática o que foi ensinado em sala de aula.
A proposta executada teve como característica dividir a turma em grupos, em uma atividade na qual cada grupo pôde definir um tema específico e explorá-lo por meio de uma pesquisa científica, para, então, com as informações encontradas, caracterizar as modelos vestidas de noivas. As temáticas escolhidas pelos alunos foram: noiva tradicional, indiana, artística, dia, campo, praia e noiva cigana. O resultado final foi apresentado através de um desfile realizado no saguão do Centro de Educação em Tecnologia (CET), Campus I, onde os estudantes explicaram detalhes referentes a maquiagem, cabelo e figurinos pesquisados.
Segundo a professora que ministra a disciplina, Alessandra Merlin, a atividade, de certa forma, proporcionou a aproximação dos acadêmicos com o mercado de trabalho. “Uma produção de noivas e debutantes, por exemplo, exige uma maquiagem mais elaborada. A ação praticada permite uma melhor preparação dos alunos em relação ao atendimento ao público”, comenta. Já para Carlos Eduardo Duarte, integrante do grupo que produziu noivas artísticas, o intenso trabalho com o aperfeiçoamento das técnicas ensinadas no decorrer das aulas, bem como o aprofundamento das variadas questões que envolvem a maquiagem, possibilitou enxergar a sua área de atuação de uma forma diferente.
Coordenadora do curso de Estética e Cosmética, a professora Margarete Rien acompanhou o desfile das modelos. Para ela, a atividade demonstrou tanto a evolução dos acadêmicos quanto da disciplina.
Fotos: Gelsoli Casagrande (Ass. UPF).