Grupo Planalto de comunicação

DO RIO GRANDE AO PANTANAL: a ousadia de levar a cultura e a tradição gaúcha pelo mundo Equipe do Grupo Planalto de Comunicação partirá novamente, em setembro, para divulgar a tradição gaúcha, seus usos e costumes e os nomes de Teixeirinha e Gildo de Freitas

– “Dile”, se a gente refizer o Projeto, nesse ano, ampliando as cidades e Estados da Federação, você acompanharia?

– Mas é certo que sim. Para quando arrumo as pilchas?

Foi mais ou menos assim que o colega Célio Jr. me avisou, lá pelo mês de março, de que estaríamos desenvolvendo a segunda edição do projeto Do Rio Grande ao Pantanal, em setembro próximo. E as cabeças começaram a pipocar ideias.

Em seguida, abril, fizemos a primeira reunião. O impacto foi quando ele disse que estaríamos visitando o maior CTG do mundo, localizado em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia (CTG Sinuelo dos Gerais). E me incumbiu de conversar com a patronagem. Corre daqui e dali e descobrimos que aquela entidade, com cerca de 26 hectares, localizada em um  dos mais pujantes municípios do Agro brasileiro, tem uma patroa: a senhora Eliandra de Mattos. Conseguimos contato com ela e quando conversei com dona Eliandra, obtive a certeza de que, novamente, o nosso Projeto seria um sucesso.

Definidas as datas de saída, de retorno, e o trajeto como um todo, estaremos visitando, novamente, oito estados da Federação e um país: Vamos à Bolívia. Serão cidades diferentes, em CTGs, escolas, praças e centros culturais. Faremos cerca de oito mil km, pouco mais que a primeira edição, no ano passado.

O que empolga a missão é saber que estaremos levando para essas regiões, a mais autêntica tradição, com os conhecimentos básicos do tradicionalismo gaúcho, nossa cultura, usos e costumes, e também a fixação de uma marca registrada dos gaúchos: Os nomes de Teixeirinha e Gildo de Freitas. Juntos, dois baluartes da música gaúcha.

Vamos para a estrada. Vamos enfrentar, como na primeira edição, vento forte, temporal, chuva, sol e calor. Mas com certeza, o calor humano que receberemos e o resgate da cultura gaúcha que ofereceremos, serão os tesouros que cada integrante do nosso grupo, da nossa empresa, de cada gaúcho que estaremos representando, nos recompensarão.

Agora a fase é de contato com nossos patrocinadores, com as entidades que nos receberão e, claro, de preparação do material que será apresentado. Afinal, como diz o título de nossa missão, DO RIO GRANDE AO PANTANAL pelo MUNDO. A América será pequena.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp