O Papa Francisco anunciou um Consistório em 7 de dezembro para a criação de 21 novos cardeais. Entre eles, cinco da América Latina, sendo um brasileiro: o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, também presidente da CNBB e do Celam.
A escolha para fazer parte do Colégio cardinalício é sempre um reconhecimento também parte do Santo Padre para com a Igreja no Brasil através da pessoa de dom Jaime e também da América Latina, já que o arcebispo de Porto Alegre é também presidente do CELAM.
Dom Jaime destacou que os momentos que antecediam o Consistório eram de um pensamento “marcado por uma atitude, uma atitude de disposição para colaborar da melhor forma possível naquilo que formos solicitados. Eu tenho dito em alguns espaços que quando damos um sim na vida, seja abraçando uma vocação, ou outra, seja a vida matrimonial, seja a vida consagrada, a vida laical ou ministério ordenado, nós temos que estar prontos para aquilo o que der e vier. E mais ainda quando gostamos do que somos e amamos o que fazemos”.
Falando dessa responsabilidade dom Jaime destaca que é uma responsabilidade ainda maior, porque de uma forma toda particular o “colégio dos Cardeais é chamado a cooperar com o Santo Padre de uma forma mais intensa, mais direta, na atenção para com toda a Igreja presente nos diversos continentes”.
Dom Jaime ainda destaca a importância das nomeações tão diversificadas dos novos cardeias, fato que representa de modo mais tangível a universalidade da Igreja.
FONTE: VATICAN NEWS