Grupo Planalto de comunicação

É #FAKE que onça atacou cavalo em vídeo que circula pela internet

Circula nas redes sociais o vídeo de uma onça que teria passado pela região da estrada do Mão Branca, em Campinas (SP), entre quinta-feira (9) e sexta-feira (10). Algumas versões dos posts incluem imagens de um cavalo ferido e a mensagem de que ele teria sido atacado pelo felino. É #FAKE.

Consultadas pelo Fato ou Fake, a Defesa Civil Municipal e a Guarda Municipal afirmam que não foi registrada nenhuma chamada sobre avistamento ou ataque de onça na região da estrada do Mão Branca nestas datas.

g1 também procurou um policial militar ambiental, que reforçou que não houve registro de avistamento ou ataque de onça.

EPTV, afiliada da TV Globo, recebeu de telespectadores o telefone de um homem que seria o dono do cavalo atacado pela onça. Em contato com o g1, no entanto, este morador afirmou que não é dono de cavalos e nem mora na região apontada pelas mensagens como o ponto onde a onça teria aparecido.

Em buscas pelas mesmas imagens, foi possível constatar que o vídeo circula pelo menos desde 24 de junho de 2024.

As mensagens que o acompanham nas redes sociais apontam várias cidades do Brasil, entre elas Americana (SP), Itapetininga (SP), Salto do Pirapora (SP), Caldas Novas (GO) e Taquara (RS), como origem das imagens.

g1 não conseguiu confirmar em qual cidade, de fato, o vídeo foi gravado.

Vídeo também circulou no Rio Grande do Sul com informações inverídicas 

Na região de Passo Fundo a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental, emitiu um comunicado esclarecendo que informações sobre registro da onça em Carazinho (RS) é falsa. Após tomar conhecimento do vídeo compartilhado via WhatsApp, uma guarnição se deslocou até o local mencionado para averiguação. No entanto, foi constatado que a vegetação exibida no vídeo não corresponde às características do local. Além disso, moradores da região informaram que nunca avistaram o animal na localidade ou ouviram relatos semelhantes.

Facebook
Twitter
WhatsApp