Circula nas redes sociais o vídeo de uma onça que teria passado pela região da estrada do Mão Branca, em Campinas (SP), entre quinta-feira (9) e sexta-feira (10). Algumas versões dos posts incluem imagens de um cavalo ferido e a mensagem de que ele teria sido atacado pelo felino. É #FAKE.
Consultadas pelo Fato ou Fake, a Defesa Civil Municipal e a Guarda Municipal afirmam que não foi registrada nenhuma chamada sobre avistamento ou ataque de onça na região da estrada do Mão Branca nestas datas.
O g1 também procurou um policial militar ambiental, que reforçou que não houve registro de avistamento ou ataque de onça.
A EPTV, afiliada da TV Globo, recebeu de telespectadores o telefone de um homem que seria o dono do cavalo atacado pela onça. Em contato com o g1, no entanto, este morador afirmou que não é dono de cavalos e nem mora na região apontada pelas mensagens como o ponto onde a onça teria aparecido.
Em buscas pelas mesmas imagens, foi possível constatar que o vídeo circula pelo menos desde 24 de junho de 2024.
As mensagens que o acompanham nas redes sociais apontam várias cidades do Brasil, entre elas Americana (SP), Itapetininga (SP), Salto do Pirapora (SP), Caldas Novas (GO) e Taquara (RS), como origem das imagens.
O g1 não conseguiu confirmar em qual cidade, de fato, o vídeo foi gravado.
Vídeo também circulou no Rio Grande do Sul com informações inverídicas
Na região de Passo Fundo a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental, emitiu um comunicado esclarecendo que informações sobre registro da onça em Carazinho (RS) é falsa. Após tomar conhecimento do vídeo compartilhado via WhatsApp, uma guarnição se deslocou até o local mencionado para averiguação. No entanto, foi constatado que a vegetação exibida no vídeo não corresponde às características do local. Além disso, moradores da região informaram que nunca avistaram o animal na localidade ou ouviram relatos semelhantes.