Grupo Planalto de comunicação

Economia de Santa Catarina cresce acima da média nacional Crescimento no estado vizinho alcançou 3,9% nos primeiros quatro meses de 2024

Foto: Freepik

A economia de Santa Catarina cresceu 3,9% nos primeiros quatro meses de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. O desempenho ficou acima da média nacional, que registrou crescimento de 2,1% na atividade econômica.

Os dados são do relatório do Banco Central e foram divulgados pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).  Na análise que desconsidera os efeitos sazonais da economia, o Estado alcançou o maior crescimento nacional no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), considerado uma espécie de prévia do PIB.

A expansão da atividade econômica do Estado foi de 2,6% em abril, em relação a março.

Uma análise do Observatório Fiesc mostra que um dos fatores que impulsionaram essa expansão foi a demanda externa, que tem desempenhado papel importante para o setor de equipamentos elétricos, com aumento de embarques de produtos como motores e transformadores elétricos para África do Sul e Canadá.

As melhores condições para investir na produção, aliadas às vendas externas de compressores de ar e bombas de líquido são pontos que influenciaram o desempenho positivo da fabricação de máquinas e equipamentos, responsável por crescimento de 10,2% no ano até abril.

A economia de Santa Catarina também reflete o mercado de trabalho aquecido, com aumento real da massa de rendimentos da população e, consequentemente, a manutenção do consumo elevado das famílias.

 

FONTE: NSC

 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais