Grupo Planalto de comunicação

Eleições municipais serão mantidas para o dia 6 de outubro no RS, afirma presidente do TRE Desembargador Voltaire de Lima Moraes assumiu nesta semana a presidência do Tribunal Regional Eleitoral

Foto: TRE-RS (Divulgação)

Não haverá adiamento das eleições municipais de 2024 no Rio Grande do Sul. A afirmação é do desembargador Voltaire de Lima Moraes (foto), que assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).

Segundo ele, essa possibilidade no momento não é cogitada. Porém, poderá existir um outro posicionamento, caso haja um fato futuro que tenha que assim proceder. “Nós estamos trabalhando normalmente com o quadro que temos hoje para a realização das eleições. Nós não estamos cogitando prorrogação de eleições. Agora, se vier um fato futuro, incerto e não sabido, vamos avaliar no devido momento e vamos informar ao TSE”, declarou.

Moraes disse que reconhece, de outra parte, o quadro difícil para a realização nos 497 municípios gaúchos. Muitos deles terão que ser literalmente reconstruídos após as inundações dos últimos dias.

As eleições municipais, com a escolha de prefeito, vice-prefeito e vereadores, ocorrem no dia 6 de outubro. Para aqueles que terão segundo turno, a votação será realizada em 27 de outubro.

O desembargador Voltaire lamentou o momento o qual o estado do Rio Grande do Sul está passando: uma tragédia com dimensões jamais vista em todo o Brasil. Não há como ignorar o caos que se instalou no solo gaúcho. Porém, explicou que o ritual da troca de comando permaneceu em obediência ao princípio da legalidade. Enfatizou a importância da solidariedade. Garantiu que, em um ano eleitoral, todos os esforços se concentrarão para a realização de eleições serenas transparentes e isonômicas. Revelou que criará o comitê de combate à fraude de cota de gênero. Elogiou o talento, a dedicação e a interlocução invejável os quais a desembargadora demonstrou no período o qual presidiu o TRE-RS.

Facebook
Twitter
WhatsApp