O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está no caminho de realizar eleições livres e justas no país sul-americano. O elogio é referente ao plesbicito realizado na Venezuela, em dezembro de 2023, sobre a anexação de Essequibo, que contou com voto impresso.
A declaração ocorreu durante uma live, no início da noite desse domingo (28/1), onde Bolsonaro e os três filhos parlamentares convocaram a militância para apoiar os candidatos alinhados ao PL durante o pleito municipal.
Para Bolsonaro, o país vizinho deu o primeiro passo para uma eleição limpa ao realizar um plebiscito promovido pelo governo de Nicolás Maduro para anexar o território de Essequibo, que atualmente faz parte do território da Guiana, mas está em disputa pelos dois países há mais de 100 anos.
“A oposição e Nicolás Maduro resolveram trabalhar junto para que as sanções americanas fossem amenizadas em troca de eleições livres e justas na Venezuela. Uma parte disso, já foi posto em prática, foi nesse plebiscito que nós vimos há poucas semanas, teve a iniciativa do presidente Maduro. Nesse plebiscito teve o voto impresso ao lado da urna eletrônica”.
Fonte: Correio Braziliense