No quadro de saúde do programa Comando Popular desta quarta-feira, 14 de maio, o tema tratado foi a Esclerose Múltipla. Trata-se de uma doença neurológica crônica, autoimune e desmielinizante, que afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal).
A causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Ao longo dos anos, muito se avançou na medicação e no tratamento. É preciso conviver com a doença permanentemente, mas é possível ter uma caminhada praticamente normal, com os estudos e com o trabalho, por exemplo.
Para fazer a abordagem, o programa apresentado por Luiz Carlos Carvalho, na Rádio Planalto News (92.1), contou com a presença da jornalista Ingra Costa e Silva. Muitas pessoas não sentem confortáveis em falar sobre a doença. Ela, porém, faz questão de relatar como percebeu os sintomas da Esclerose Múltipla aos 24 anos de idade, e como é o cotidiano do seu tratamento. Assim, muitas pessoas podem compreender o problema e buscar o tratamento.
Segundo Ingra, ela conheceu outras pessoas que também passaram a conviver com a doença. Relatou a importância da rede de apoio, que vem desde a família e os amigos, bem como o acompanhamento médico.
O programa contou com a participação da doutora Marina de Oliveira, neurologista e coordenadora da Residência Médica de Neurologia do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo. A profissional apresentou importantes orientações sobre os sintomas e o tratamento.
Os sintomas da Esclerose Múltipla são variados e podem incluir problemas de visão, fraqueza muscular, dificuldade de equilíbrio, fadiga, formigamentos e problemas de fala. Pode se manifestar de diferentes formas, com alguns casos sendo mais progressivos do que outros. O diagnóstico é geralmente feito com base em exames de imagem (ressonância magnética) e exames de sangue, além de avaliação clínica dos sintomas.
O tratamento tem por finalidade controlar os sintomas, reduzir a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida do paciente.
ACOMPANHE O PROGRAMA NA ÍNTEGRA: