A Prefeitura de Passo Fundo dá mais um passo significativo em direção ao fortalecimento do mercado de trabalho local, no âmbito da educação e capacitação de profissionais para o futuro. A Escola das Profissões está ampliando sua oferta de cursos em parceria com o Senai, focando especialmente nas demandas emergentes da Indústria 4.0, sendo 20 vagas em cada curso. A capacitação é direcionada aos alunos do 9º ano das escolas da rede municipal, representantes das escolas de ensino fundamental que tiveram ótimo desempenho escolar nos últimos dois anos e participaram do processo de seleção para a Missão Cidade Educadora.
De acordo com o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, estas atividades consolidam uma parceria estratégica entre a Escola das Profissões e o SENAI no segmento da Indústria 4.0. para futuros profissionais. “Essa colaboração representa um marco importante para a trilha que estamos criando para os alunos da rede municipal que participam do Eixo 1 da Escola das Profissões: Profissionais do Futuro. Os alunos que participarão destes cursos no Senai, já estão há 2 anos trabalhando com tecnologias portadoras de futuro, possibilitando a aquisição de habilidades essenciais para o mercado de trabalho futuro”, relata Teixeira.
O primeiro dia de aula está agendado para o dia 15 de maio, às 13h30, marcando o início de uma jornada de aprendizado e crescimento para os 20 alunos que participarão desta turma inaugural.
Os cursos acontecerão semanalmente nas dependências e laboratórios do Senai, proporcionando um ambiente propício para a aprendizagem prática e a aplicação dos conhecimentos adquiridos. “A Escola das Profissões reafirma seu compromisso em oferecer educação de qualidade e alinhada com as demandas do mercado de trabalho, preparando os profissionais de Passo Fundo para os desafios e oportunidades do cenário atual e futuro”, pontua o coordenador da Escola das Profissões, João Santos.
Cursos oferecidos neste contrato
Tecnologias da Indústria 4.0 (48 horas): Este curso abordará temas essenciais como a evolução industrial, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Computação em Nuvem e Manufatura Digital. Os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos atualizados e práticos para atuarem de forma competente no contexto da Indústria 4.0.
Eletrônica Analógica e Digital (48 horas): Com foco em eletricidade, componentes eletrônicos, sensores e atuadores, este curso capacitará os participantes nas áreas de eletrônica, sistemas binários, lógica digital, amplificadores operacionais e montagem de circuitos.
Energias Limpas e Renováveis (48 horas): Em um contexto cada vez mais voltado para a sustentabilidade, este curso abordará temas como crédito de carbono, biodiversidade, conscientização ambiental, combustíveis de fontes renováveis, aquecimento solar, potencial energético solar e sistemas eólicos. Os participantes serão capacitados para contribuir ativamente para um futuro mais sustentável e ecologicamente consciente.
Fonte: PMPF