Quem chega na Escola do Chimarrão, na 46ª Expointer, não sai do espaço sem provar um mate, reabastecer o estoque de água quente ou conhecer um novo jeito de preparar a bebida mais tradicional dos gaúchos. “Aqui todos que chegam são acolhidos, têm espaço para preparar o seu mate, descansar dos passeios pelo parque e tomar um bom chimarrão”, enfatiza o diretor executivo da Escola do Chimarrão, Luís Fernando Rodrigues, ressaltando o intenso movimento ao longo de todo o final de semana na feira.
Com flores, para homenagear a primavera, com prego, para evitar marchas com a bomba, para os namorados, composta por duas bombas, e com a marca da Expointer, as várias formas de montagem das cuias sempre despertam a curiosidade de quem vai ao Galpão José Carlos Haas. São 36 diferentes formas de montar a bebida que tem a marca da integração entre os gaúchos.
Para fazer um bom mate, Rodrigues alerta que a temperatura da água é fundamental, devendo ficar entre os 70 e 75 graus. Outro ponto importante é observar a data de fabricação da erva-mate — quanto mais recente, melhor —, além de observar aspectos como sabor e odor. Uma dica importante para a bomba não entupir: não começar pelo bocal, mas pelo bojo, evitando o acúmulo de resíduos.
A escola também é um importante espaço para divulgar a erva-mate (que neste ano tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do RS), a cultura do chimarrão, o nome de Venâncio Aires — considerada a Capital Nacional do Chimarrão — e para as comitivas internacionais que tradicionalmente visitam o evento. “Aqui é o espaço para saber um pouco mais sobre esse elemento tão importante sobre a cultura do gaúcho”, enfatizou.
Ao longo da semana, a Escola também vai receber a equipe que faz a divulgação da Rota do Chimarrão, um passeio que contempla a região dos ervais e serrana de Venâncio. A programação inclui passeios por ervateiras, agroindústrias e viveiros, além de atrativos no centro do município como o Museu de Venâncio Aires e a Igreja Matriz São Sebastião Mártir.
Fonte: Ascom Expointer
EXPOINTER NAS RÁDIOS PLANALTO. OFERECIMENTO:
MONTAR AGRO DE CARAZINHO – ESPECIALIZADA NA LINHA DE SCRAPERS, ROLOS -FACA, ROÇADEIRAS ARTICULADORAS E LASCADORES DE LENHA. LIGUE 3331-4222. MONTAR AGRO É FORÇA NO CAMPO!
GRAZMEC – INDÚSTRIA DE NÃO-ME-TOQUE, É REFERÊNCIA EM MÁQUINAS DE TRATAMENTO DE SEMENTES MUNDIAL, COM 37 ANOS NO MERCADO E MAIS DE 60 MIL MÁQUINAS COMERCIALIZADAS EM 36 PAÍSES. CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES E TECNOLOGIAS. VISITE O STAND GRAZMEC NA EXPOINTER!
TECMASTER – REFORMA DE PLANTADEIRAS MULTIMARCAS, AMPLA SESSÃO DE PEÇAS, EQUIPE TÉCNICA ESPECIALIZADA. É REPRESENTANTE RODIMAC, COM AS PLANTADEIRAS DESTAQUE, LIGUE 3315-1886 TECMASTER.
GRUPO ANDRETTA – CONSTRUINDO BASES SÓLIDAS!
RAÇÕES BAGETTI – O MELHOR EM NUTRIÇÃO ANIMAL PARA EQUINOS, BOVINOS, AVES, SUÍNOS, OVINOS, CÃES E GATOS, TAMBÉM ATUANDO NO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE MILHO, AVEIA, LINHAÇA E CEVADA. VISITE NA EXPOINTER! RAÇÕES BAGETTI, A RAÇÃO QUE FAZ CAMPEÃO.
SLC MÁQUINAS – NA EXPOINTER COM MUITAS NOVIDADES E TECNOLOGIAS NA LINHA AGRÍCOLA, E AGORA TAMBÉM ATENDERÁ A LINHA DE EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO E PAVIMENTAÇÃO.
BANCO DO BRASIL – VISITE O ESTANDE DO BANCO DO BRASIL NA EXPOINTER E CONTRATE O SEU CRÉDITO AGRO NA HORA. O AGRO É DA GENTE E O BANCO DO BRASIL É DE TODOS DO AGRO. BANCO DO BRASIL. GOVERNO FEDERAL.
MAJUFER – FERRO E AÇO É NA MAJUFER. TELHAS METÁLICAS É NA MAJUFER. MAJUFER – A CASA DO FERRO E AÇO. ACESSE:MAJUFER.COM.BR
SINDICATO RURAL DE PASSO FUNDO: APOIANDO O AGRO E EM DEFESA DAS PROPRIEDADES RURAIS.
e FARSUL – ESTÁ AO LADO DO PRODUTOR RURAL PARA REPRESENTAR E ENFRENTAR OS DESAFIOS QUE SURGIREM NO PERCURSO. PRODUTOR RURAL, CONTE SEMPRE COM A FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA DO RIO GRANDE DO SUL.
EXPOINTER É COM AS RÁDIOS PLANALTO (92.1 E 105.9)!