Há 39 anos, em 10 de janeiro de 1986, uma reunião na Câmara de Vereadores selava a criação do Esporte Clube Passo Fundo. O Tricolor, fruto da fusão entre Grêmio Esportivo Recreativo 14 de Julho e Sport Club Gaúcho, iniciou as atividades no futebol naquela temporada e mantém-se ativo até os dias atuais.
Logo em seu primeiro ano de fundação, o Passo Fundo ergueu o título da 2ª Divisão, já alcançando a 1ª Divisão no ano seguinte. Esteve na elite até 1994, retornando de 1999 a 2006 e, por último, de 2013 a 2017.
Jogou, ainda, a Série C do Campeonato Brasileiro de 2001.
A camisa foi vestida por inúmeros jogadores, alguns com projeção a partir do Passo Fundo, outros vindo de carreiras consolidadas. Entre os principais nomes, ídolos como Cláudio Freitas, Kita, China, Ernestina, Ruan, Felipe, Ferreira, Sandro Sotilli, Bruno Grassi e Michel. O clube teve, ainda, a artilharia do Gauchão Série A com Felipe (duas vezes) e Michel (uma vez).
Como principal campanha, destaque para o 6º lugar no Estadual de 1989, os vices do acesso em 1998 e 2012, além do título da Copa Serrana de 2013 e o vice na Copa RS de 2022. Sua casa, o Estádio Vermelhão da Serra, já recebeu jogos com mais de 15 mil torcedores.
Entre os nomes que tocaram o clube, há dirigentes históricos como Elói Taschetto, Alberto Poltronieri, Carlos Castro e Selvino Ferrão.
Atualmente, o Passo Fundo vem disputando a Divisão de Acesso. Em 2024, foi semifinalista da competição, ficando muito próximo de um lugar de volta na elite. Para 2025, os trabalhos já iniciaram com a montagem do departamento de futebol, visando o acesso, que começa em maio. Em paralelo, o Tricolor bem estruturando as escolinhas e as categorias de base, com intuito de formar novos craques.
Festa
Há uma grande festa agendada para o próximo dia 18 de janeiro, um sábado. Será a partir das 15h, no Vermelhão da Serra, com mateada, shows, play ground, competições familiares no gramado, presença de patrocinadores, de diretores do clube e de food trucks. A atividade será aberta ao público.