Grupo Planalto de comunicação

Estados Unidos realizam eleições: Kamala Harris x Donald Trump De forma indireta, os eleitores votarão nesta terça-feira, 05, nos delegados de seus estados, e estes, sim, votarão nos candidatos à Presidência.

Créditos: BBC

Os Estados Unidos realizarão neste dia 5 de novembro, terça-feira, sua edição 60 das eleições presidenciais. Desde a adoção da Constituição de 1788, o país realiza eleições a cada quatro anos, atraindo a atenção global não apenas pela força de sua economia, mas também pela complexidade do processo eleitoral.

Como a votação é indireta, nenhum dos eleitores votará, nesta terça-feira (5), diretamente nos candidatos Kamala Harris, do Partido Democrata, ou em Donald Trump, do Partido Republicano. Eles votarão em delegados de seus estados, e estes, sim, votarão nos candidatos à Presidência.

Diferentemente do Brasil, onde o voto é obrigatório, nos EUA os eleitores não são obrigados, o que exige um grande esforço dos partidos para mobilizar eleitores a comparecerem às urnas. Além disso, o processo é indireto. Quem decide a eleição são os votos do Colégio Eleitoral, cujos delegados são indicados pelos estados com base em sua população em relação ao total do país.

Também diferente da realidade dos brasileiros, cujos partidos escolhem seus candidatos internamente, nos Estados Unidos são os eleitores que decidem quem representará cada partido. Isso ocorre nas primárias (ou prévias) e nos caucus, momentos em que os candidatos fazem campanha e debatem suas propostas para conquistar o apoio dos eleitores.

Nas primárias, o processo de escolha é secreto: os eleitores vão até os locais de votação e depositam seu voto em uma urna. No caucus, o voto costuma ser público e funciona como uma assembleia, onde os eleitores se agrupam de acordo com o candidato que apoiam, ou até levantam a mão para indicar sua preferência.

A eleição presidencial americana é organizada pelos 50 estados. Cada governo local tem liberdade para organizar a votação como preferir e, ao final, apontar os delegados que votarão no Colégio Eleitoral. O Colégio Eleitoral é formado por 538 delegados. Para ser eleito presidente, é preciso obter ao menos 270 votos deles.

Facebook
Twitter
WhatsApp