O ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues, palestrou no Fórum da Carne Bovina, na Expodireto Cotrijal. Lembrou que em 1970 o Brasil importava 30% dos alimentos que necessitava, mesmo tendo uma das maiores áreas agricultáveis do planeta. Agora se tornou um dos celeiros do mundo, maior exportador mundial de carne de frango e de gado, além de ser o maior produtor de soja. Houve a combinação de empreendedorismo, tecnologia e algumas políticas públicas, como a criação da Embrapa que transformou o cerrado de um passivo territorial em um grande produtor de alimentos.
Por outro lado disse que o Brasil, um país ocidental, dependendo da Ásia para comprar seus produtos é um problema geopolítico. A China e outros países da região são os principais compradores de carnes e grãos brasileiros.
Em 10 anos, segundo ele, a produção global de alimentos precisa crescer 21% para atender a demanda. A Austrália está reduzindo a produção de carne bovina, uma oportunidade para o Brasil. Por fim, chamou a atenção da necessidade de manter as condições sanitárias citando o caso da doença da vaca louca, caso atípico registrado no Pará.
[foto=105019]