Ex-vereador, advogado, contador, industrial, funcionário público e patrão do CTG Lalau Miranda por três oportunidades, Eluyr José Reschke faleceu nesta quinta-feira (23). Ele tinha 97 anos.
Nascido em Veranópolis no ano de 1927, Reschke veio para Passo Fundo junto com a família em 1939. Formou-se contador e advogado, além de ingressar no meio tradicionalista, sendo inclusive patrão do CTG Lalau Miranda entre 1978 e 1986. No período, aumentou o quadro associativo da entidade e participou da compra da atual área do CTG na Roselândia, efetuando ainda a construção do novo galpão.
Reschke foi vereador na 7ª Legislatura (1973-1977), assumiu como vereador titular em agosto de 1974, devido à renúncia do então parlamentar Romeu Pithan. Dentre as funções exercidas, ele foi membro titular da Comissão de Obras Públicas e Nomenclaturas de Ruas, além de se notabilizar por sua grande articulação e envolvimento com as demandas da cidade. Em 1977, tornou-se funcionário da Câmara, onde exerceu diversos cargos, chegando a diretor-geral em 2005. Também exerceu a função de chefe da Seção de Compilação e Consolidação de Documentos da Câmara. Neste cargo, ele trabalhou como pesquisador, realizando a compilação e catalogação de leis e documentos, fazendo uma separação minuciosa por temas, de modo a facilitar buscas e pesquisas por leis existentes desde 1947. Permaneceu na Divisão Legislativa até 2012.
Eluyr José Reschke recebeu o Título de Cidadão Honorário de Passo Fundo em 2011, por proposição do então vereador Rafael Bortoluzzi (PP). Em dezembro de 2021, recebeu o Título de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à comunidade e ao Legislativo, por iniciativa do vereador Cláudio Rufa Soldá (Progressistas).