Grupo Planalto de comunicação

Exposição “Meu ponto de vista: check-in” apresenta fotografias de artista porto-alegrense A partir da perspectiva de Mariane Rotter, que mede 1,30m, obras revelam de forma sutil o mundo excludente em que vivemos

Foto: Divulgação

Como é se olhar no espelho de um banheiro qualquer a partir da perspectiva de alguém que mede 1,30m? Essa é a provocação da artista Mariane Rotter em seu projeto “Meu ponto de vista: check-in”, que está em exposição na Sala Laura Borges, prédio D2, no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). Até 22 de novembro, os visitantes podem conhecer, de forma gratuita, as fotografias desenvolvidas pela artista porto-alegrense.

As fotografias expostas fazem parte de uma série que vem sendo desenvolvida desde 2002, em que Mariane realiza o seu autorretrato em frente a espelhos e objetos refletores, buscando a sua imagem e registrando a sua presença em locais de convívio.  Todas as fotografias são realizadas com a câmera do aparelho celular, pois é um dispositivo que faz parte do nosso dia a dia e que permite rápida visualização e compartilhamento. Ampliadas em papel fotográfico e emolduradas, as obras são dispostas na parede da galeria na altura próxima em que foram captadas, na altura do olhar de Mariane, a 1,30m de altura.

Em sua apresentação para a exposição, a jornalista, pesquisadora e curadora independente Luísa Kiefer destaca que, em muitas das fotografias, a ausência da figura da artista nos revela de forma sutil o mundo excludente em que vivemos. “A montagem, que quebra com o padrão de altura dos manuais de exposição, obriga a maioria dos visitantes a abaixar a cabeça e os olhos, reforçando o exercício de perceber que há muitos pontos de vista e que quase sempre nos limitamos ao nosso como se fosse o único”, pontua.

Sobre a artista
Mariane Rotter nasceu em Ijuí em 1975, e vive e trabalha em Porto Alegre – RS. É artista visual e professora, além de doutora em Artes Visuais pelo Programa de pós-graduação em Artes Visuais – PPGAV-UFRGS. É professora assistente no curso de graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Desde 2002 desenvolve o projeto Meu ponto de vista, onde fotografa o seu cotidiano a um metro e trinta do chão apresentando um olhar não usual, realizando autorretratos incomuns, sob o seu ponto de vista.

Serviço:
Exposição: Meu ponto de vista: check-in
Artista: Mariane Rotter
Período da exposição: de 23 de outubro a 22 de novembro de 2024
Local: Sala Laura Borges, IHCEC, prédio D2, Campus I da UPF

Facebook
Twitter
WhatsApp