Grupo Planalto de comunicação

Galinhas caipiras serão vacinadas no interior de Passo Fundo É um esforço conjunto de entidades e o Poder Público no combate ao tifo aviário

Foto: Divulgação

Em um esforço conjunto para combater o tifo aviário no interior de Passo Fundo, será iniciada na próxima quarta-feira, dia 10, no Distrito do Pulador, uma campanha de vacinação gratuita.

O assunto foi pauta de uma reunião preparatória realizada na semana passada, pela Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano.

Foram realizadas explanações de especialistas da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural, com orientações importantes para a ação de vacinação, que será realizada gratuitamente, beneficiando todos os criadores de aves de Passo Fundo.

A  Coordenadoria Estadual da Agricultura e Associação Tecnoagro também estão envolvidas no trabalho.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marinês Scapini Penz, reafirma a importância desta iniciativa. “A saúde animal é fundamental para a sustentabilidade da produção no campo, além de ser uma questão de saúde pública. Ações como a vacinação gratuita contra o tifo aviário reforçam o compromisso do Poder Público com o bem-estar animal e a produtividade”, avalia.

Eventuais mortalidades de animais com sintomas desta doença devem ser informadas pelos telefones:

– Inspetoria Veterinária de Passo Fundo: (54) 3316-5051

– Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural: (54) 3311-1193

 

O tifo aviário

Essa é uma doença de grande importância e motivo de atenção para a avicultura de postura. Para se ter ideia, estima-se que a taxa de mortalidade varie entre 40 e 80% do plantel, causando grande perda econômica.

É uma doença sistêmica, septicêmica aguda/crônica e devastadora, mais comum em aves adultas, mas que acomete qualquer idade. Como o problema é recorrente, a atenção quanto ao monitoramento e às medidas de controle da doença devem ser constantes.

Embora o verão seja a estação mais propícia para a infecção, por causa do calor e da alta umidade, ela pode aparecer em qualquer época do ano e persistir por meses no lote.

O tifo aviário é causado pela subespécie entérica sorovar Salmonella Gallinarum, sendo a via fecal-oral o principal meio de infecção. A bactéria Salmonella tem duas classificações: paratífica e tífica. Enquanto o primeiro grupo não produz sinais clínicos, nem lesões, o segundo grupo (da Salmonella Gallinarum) é preocupante em poedeiras comerciais.

Nele, a bactéria primeiramente é fagocitada por células apresentadoras de antígenos nos tecidos linfoides do intestino e, depois, é “apresentada” aos macrófagos — as células de preferência na defesa contra Salmonella Gallinarum.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais