Olá, amigos internautas!
O Campeonato Gaúcho de Futebol para 2015 ainda terá a sua fórmula definida. Com os aspectos jurídicos e clubes buscando que não houve nenhum rebaixado, ainda apenas se tem uma ideia dos clubes participantes. Ao mesmo tempo, observa-se que no Rio de Janeiro a tabela do Estadual já foi divulgada.
O problema de calendário sempre foi um grande problema para o futebol brasileiro. Geralmente projetando a participação na Taça Libertadores e na Copa do Brasil, a dupla Gre-Nal tem utilizado time misto ou reserva no certame regional. Outra justificativa é a falta de tempo para a realização de uma boa pré-temporada. Equipes do interior, com isso, fazem um bom início de participação e na frente são os grandes que acabam se destacando. Pelo menos nesse aspecto percebe-se um avanço para 2015, com o período disponibilizado para pré-temporada dos tradicionais clubes. Não é o caso do interior, que precisa se preparar com a devida antecedência, montando elenco ainda no final deste ano e efetuando amistosos.
Voltando ao exemplo do Rio de Janeiro, já se sabe qual será o adversário da estreia para clube. Todos são sabedores de que o primeiro clássico irá reunir Fluminense e Botafogo. Já no Rio Grande do Sul ainda os participantes serão reunidos para que aconteça uma definição. Cogita-se que devam ser três rebaixados e apenas um promovido da Divisão de Acesso. Apenas cogitações, por ora.
Com o desejo estabelecido de que o Gauchão fique com 12 participantes, a cada vem sendo reduzido o número de integrantes da Divisão Especial. Se tornará um campeonato atrativo, sem dúvida. Entretanto, vai se jogar para o espaço um grande atrativo que se ofereceu para os componentes da Divisão de Acesso: a possibilidade de em cada turno ser alcançada a vaga para subir. Foi o que melhor aconteceu nos últimos anos, lotando estádios e afastando aquele sentido de sonolência das fases iniciais. Se avança por um lado e se perde a beleza por outro no cenário do formulismo.
Com a demora para se anunciar a tabela, perde-se muito com a boa divulgação de um excelente produto, que é o Campeonato Gaúcho. Todas as competições do ano são importantes e oferecem suas atrações. Porém, a disputa da nossa terra não pode ser nunca desprezada. Será sempre valorizada quando for tratada com carinho e como integrante de um calendário que atenda aos interesses dos grandes, médios e pequenos clubes.
Até a próxima. Sejam felizes, vocês merecem!










