O governo federal deve anunciar nesta quarta-feira (13), no Palácio do Planalto, em Brasília, um pacote de medidas para apoiar empresas exportadoras impactadas pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos, em vigor desde 6 de agosto.
Na terça-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiantou que o plano inclui R$ 30 bilhões em linhas de crédito para companhias que perderam competitividade no mercado externo.
O pacote também prevê:
-
ampliação de compras governamentais;
-
abertura de novos mercados;
-
prioridade para conteúdo nacional;
-
adiamento de até dois meses no pagamento de tributos e contribuições federais, medida semelhante à adotada durante a pandemia;
-
compras públicas de perecíveis como peixes, frutas e mel, que ficaram sem destino após a sobretaxa.
Segundo o governo, o objetivo é “garantir a sobrevivência das empresas brasileiras” diante do impacto comercial e político da medida norte-americana.
O evento está marcado para as 11h30min e deve contar com a presença do presidente Lula, do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Contexto
O tarifaço, anunciado pelo governo de Donald Trump, foi acompanhado de declarações políticas, incluindo críticas à condução de processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil. Além disso, Washington impôs sanções diretas ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.