Autoridades do governo federal emitiram um comunicado de alerta em relação à disseminação de informações falsas que afirmam que as doações destinadas às vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul foram interrompidas. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) desmentiu enfaticamente essa informação por meio de sua conta na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter).
O comunicado oficial da Secom esclareceu: “Alerta de fake news: É absolutamente falsa a alegação de que o Governo Federal tenha cessado a distribuição de doações em Lajeado (RS) ou em qualquer outro lugar. O Governo já alocou R$ 741 milhões para auxiliar as cidades afetadas e está continuamente oferecendo suporte às comunidades do Rio Grande do Sul.”
O Ministro da Secom, Paulo Pimenta, também utilizou a mesma plataforma de mídia social para abordar a seriedade da disseminação de informações falsas: “Não toleraremos qualquer forma de Fake News. O uso político de mentiras deve ser denunciado sempre. Respeitemos a tragédia e o sofrimento das famílias!”
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, classificou o incidente como um “crime” e anunciou que a Polícia Federal (PF) já iniciou uma investigação: “Ressaltamos que as fake news constituem um crime, não se tratando de uma 'piada' ou de um instrumento legítimo de luta política. Quando essas ações se referem a uma crise humanitária, a situação se torna ainda mais grave, pois pode causar pânico e agravar o sofrimento das famílias afetadas. A Polícia Federal está ciente dos fatos e tomará as medidas legais cabíveis conforme a lei vigente.”