Grupo Planalto de comunicação

Grupo de Intervenção Rápida realiza revista geral no Presídio Estadual de Guaporé

Agentes do GIR da 7ª Delegacia Penitenciária Regional (7ª DPR) localizaram entorpecentes, celulares, estoques e outros objetos.

Nove mortes violentas em menos de 150 dias e todas as atenções se voltaram na área da segurança pública para o município de Guaporé.

Os crimes, a grande maioria ligados a guerra entre organizações criminosas (facções) pelo domínio do território e pontos de comercialização de entorpecentes, obrigaram o Governo Estadual, através das secretarias competentes, a tomar medidas urgentes para estancar a onda de assassinatos que deixaram os moradores pavorosos.

Além do aumento do efetivo policiais nas ruas e em atividades de investigação, o Presídio Estadual de Guaporé passou na tarde da segunda-feira, dia 6 de junho, por uma revista geral.

Com trabalho dos agentes da 7ª Delegacia Penitenciária Regional (7ª DPR), através do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), os apenados foram levados ao pátio para que as celas passassem por uma verificação minuciosa.

Ao longo de aproximadamente duas horas, os agentes da SUSEPE, sob olhar atento do novo diretor da 7ª DPR, Aguilar Ávila, retiraram colchões, travesseiros e outros pertences na tentativa de localizar objetos e ilícitos. E encontraram aparelhos de telefone celular, carregadores, cabos usb, placa eletrônica, porções de cocaína e maconha, além de dezenas de estoques (armas artesanais). Algumas estavam escondidas em plásticos na tubulação de esgoto.

“Com o aumento dos índices de criminalidade em Guaporé, o Governo Gaúcho determinou que uma revista geral fosse executada. Efetuamos um trabalho de prevenção e, diante da situação e dos materiais apreendidos, podemos verificar que logramos êxito.

Não será uma ação isolada realizada pelos agentes da 7ª DPR. Estamos constantemente atentos para evitar que algo aconteça dentro do estabelecimento ou fora dele. Nosso objetivo é colaborar com as forças da segurança pública para que a tranquilidade seja novamente rotina para a comunidade”, disse Aguilar.

A atividade transcorreu sem incidentes e não houve a necessidade da transferência de nenhum apenado para outro estabelecimento penal. Servidores do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (3º PelBM), de Guaporé, com o caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR) e a ambulância resgate, permaneceram de prontidão na casa prisional durante a revista geral.

[foto=108843]
[foto=108842]

Fonte: Rádio Aurora 107.1 FM
Facebook
Twitter
WhatsApp