Nesta terça-feira, 30 de janeiro, completa-se o centenário do nascimento do renomado payador e poeta Jaime Caetano Braun. Nascido em 1924 em São Luiz Gonzaga, ele partiu em 1999, em Porto Alegre.
Jayme sonhava em atuar na Medicina. Sendo autodidata, tendo apenas o ensino médio, tornou-se conhecedor de diversos assuntos da cultura sulina e remédios caseiros.
Com 16 anos, mudou-se para Passo Fundo, onde viveu até os 19 anos. Aqui na capital do Planalto Médio completou os seus estudos no Colégio Marista Conceição.
Jayme Caetano Braun foi membro e co-fundador da Academia Nativista Estância da Poesia Crioula, um grupo de tradicionalistas que se reuniu em Porto Alegre no final dos anos 50.
Na comunicação, publicou poemas em jornais. Passou a dirigir um programa de rádio em sua cidade natal, São Luiz Gonzaga e ainda teve participação semanal no programa Brasil Grande do Sul, da Rádio Guaíba de Porto Alegre.
Como funcionário público, atuou no Instituto de Pensões e Aposentadorias dos Servidores do Estado e ainda foi diretor da Biblioteca Pública do Estado, vindo a se aposentar no ano de 1969