A data de 17 de dezembro é especial para a torcida do Sport Club Internacional. Neste dia, em 2006, o Colorado batia o Barcelona por 1×0 e vencia o Mundial de Clubes Fifa.
O jogo diante do Barcelona fechava um ano histórico para o Inter, no qual a equipe dirigida por Abel Braga venceu também a Taça Libertadores da América pela 1ª vez.
No Japão, o foram dois jogos no Mundial: vitória de 2×1 sobre o Al-Ahly (gols de Alexandre Pato e Luiz Adriano) para, então, encarar o Barcelona na final. A equipe espanhola havia goleado o América do México por 4×0 e contava com Ronaldinho Gaúcho em plena forma.
A festa colorada só foi possível graças a um herói improvável. No segundo tempo, com placar em 0x0, o capitão e ídolo Fernandão deixou o gramado lesionado. Em seu lugar, entrou Adriano Gabiru. Aos 36min, em contra-ataque puxado por Iarley, Gabiru apenas desviou de Valdés para marcar o gol da vitória.
Internacional 1×0 Barcelona
Internacional (1): Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Wellington Monteiro, Edinho, Iarley e Alex (Vargas); Alexandre Pato e Fernandão (Gabiru). Técnico: Abel Braga.
Barcelona (0): Victor Valdés; Zambrotta (Beletti), Puyol, Rafael Marquez e Van Bronckhornst; Thiago Motta (Xavi), Iniesta e Deco; Giuly, Guojohnsen (Ezquerro) e Ronaldinho Gaúcho. Técnico: Frank Rijkard.
Local: Estádio Internacional de Yokohama, Japão.