Grupo Planalto de comunicação

Hub Aliança: startups de Passo Fundo lideram aprovação no maior programa de aceleração da América Latina Água Conectada e Hapy, que ocupam espaço na casa da inovação do norte gaúcho, obtiveram as maiores notas entre mais de 800 empresas iniciantes inscritas no InovAtiva

Duas startups de Passo Fundo, que ocupam espaços no Hub Aliança, do Instituto Aliança Empresarial, foram aprovadas no InovAtiva Brasil 2024, o maior programa de aceleração da América Latina, no fim de março. A Água Conectada e a Hapy foram as startups com maior pontuação no processo de aprovação (100 e 97,3 pontos), alcançando a primeira e a segunda posição, respectivamente. No total, foram mais de 800 empresas iniciantes inscritas no programa.

Com a aprovação, as duas startups são beneficiadas com metodologia de aceleração, mentorias com executivos das principais empresas do país, acesso a investidores e aceleradores. As duas startups também foram presenteadas pelo Instituto Aliança Empresarial com dois espaços coworking no Hub Aliança por seis meses. Desta forma, as startups poderão fazer conexões em um ambiente propício para a inovação e a geração de negócios.

Com modelos de negócio que solucionam dores dos clientes, a Água Conectada e a Hapy atuam em diferentes segmentos. A Água Conectada soluciona o monitoramento do consumo de água de forma mais inteligente e eficiente e também toma medidas proativas para conservação de água, redução de custos e sustentabilidade ambiental. Já a Hapy é uma plataforma digital que organiza e planeja os mais variados eventos, desde aniversários e chá de casa nova até formaturas e casamentos, numa única ferramenta.

Agora, as empresas participam de um processo de aceleração com as demais startups selecionadas em nível nacional, com mentorias e treinamentos, podendo obter premiação no final do processo. No ano passado, outras duas startups, a AlugaMais e a Insight Academy, também residentes no Hub Aliança, foram destaque no InovAtiva, recebendo premiações nos seus segmentos.

A aprovação das duas startups concretiza o movimento pela inovação que acontece pelo ecossistema de Passo Fundo, que conta com o Instituto Aliança Empresarial como um dos líderes desde 2019. De acordo com o diretor executivo do Instituto Aliança Empresarial, Diego Gazaro, a concentração de iniciativas e resultados relacionados à área vêm ao encontro do propósito da organização, que perpassa pela criação e desenvolvimentos de startups, com eventos, programas, entre outras ações.

“A atuação do Instituto, desde a sua criação, tem contribuído significativamente para acelerar e potencializar a evolução do ecossistema, ao mesmo tempo em que, junto de outros atores, vem sendo protagonista na articulação, movimentação e cocriação de diversas iniciativas de fomento à inovação e ao ecossistema de inovação da região norte do RS. O papel do Instituto tem sido fundamental para que tenhamos cada vez mais startups e negócios sendo destaque no cenário nacional”, ressalta Gazaro, ao citar a Lei de Inovação de Passo Fundo, a criação da Secretaria de Inovação, o lançamento da Comunidade Vértice, entre outros movimentos com participação do Instituto.

Das dores às soluções

Os modelos de negócio das duas startups nasceram de dores existentes nos clientes. No caso da Água Conectada, que é uma startup da empresa Splora Tecnologia, a ideia surgiu para solucionar o problema de vazamento de água e a necessidade de monitorar o consumo de água para empresas de saneamento.

Segundo a CEO da Água Conectada, Adriana Da Leve, no Brasil, a perda de água tratada chega a 50% e, até 2030, a demanda por água tratada aumentará 30%. Além disso, o país terá um déficit de 40%. Pesquisas recentes, com a participação de mais de 40 países, segundo ela, apontam que o nível das águas de poços subterrâneos está decrescendo nos últimos 20 anos. Porém, Adriana afirma que nos locais onde tem um monitoramento e gestão hídrica inteligente, os níveis estão aumentando.

Por meio desta plataforma de telemetria, o cliente consegue verificar o consumo de água com 24 leituras por dia, ou seja, uma por hora. Neste caso, em caso de possíveis vazamentos, o problema é identificado em tempo hábil de não haver maior prejuízo.

“Coletamos o consumo do hidrômetro, enviamos a informação para uma nuvem e sabemos o consumo por hora daquele hidrômetro. Atuamos na parte de monitoramento para não haver perdas para as empresas”, explica a CEO.

Conforme Adriana, o modelo de negócio da Água Conectada já apresenta um caminho maduro, mas a aprovação no programa de aceleração irá permitir um olhar externo para que a startup possa escalonar nos próximos anos. “É uma ótima notícia, porque a plataforma vem amadurecendo pelo caminho que trilhamos. Agora é o momento de nos posicionarmos no mercado, focar nas dores do saneamento e em outros nichos que precisam da plataforma. Vamos passar por esse crivo, com esse olhar de fora de especialistas para crescermos”, enfatiza Adriana.

A outra startup aprovada no programa de aceleração é a Hapy, uma plataforma digital que organiza e planeja todo tipo de evento em um único lugar. De acordo com a CEO da startup, Bruna Breitenbach, existia uma grande dificuldade na organização de festas com a necessidade de utilizar muitas ferramentas ou aplicativos, além dos métodos tradicionais de confirmação e da lista de presente, que apresentavam baixa efetividade para o cliente.

“Essa plataforma auxilia em todo esse processo que envolve a organização e o planejamento de um evento, desde aniversário, chá de casa nova, 15 anos, até formaturas. Antes, isso só existia com casamentos. Hoje, com o meio digital, a presença online acaba resolvendo problemas que antes, com o físico, surgiam, como falta de confirmações ou até mesmo ignorar uma lista de presentes”, explica.

Bruna apresentou o modelo de negócio da Hapy no 1º Aliança Pitch, que foi realizado em fevereiro deste ano. Para ela, o momento é de agregar conhecimento com os facilitadores da inovação, como o InovAtiva e o Instituto Aliança Empresarial. “Isso já atesta que o trabalho que fizemos está tendo frutos. Agora, com ajuda do InovAtiva, da Aliança, com todos esses facilitadores, a gente pode acelerar o crescimento exponencial do nosso negócio, que é o maior objetivo”, pontua a CEO.

InovAtiva Brasil 2024

O InovAtiva Brasil é um programa gratuito de soluções de negócios inovadores dos países da América Latina. A participação é aberta a soluções de todas as áreas de atuação. O programa já acelerou mais de 3,9 mil startups e conta com mais de 19 mil inscrições. A lista das startups aprovadas pelo InovAtiva Brasil 2024 pode ser consultada no site, por meio do link: https://www.inovativa.online/aprovadas/startups-aprovadas-inovativa-brasil-2024-1/

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais