O Festival Nativista Canto de Luz – 12ª edição e a Lamparina da Canção Gaúcha – 8ª edição, serão realizados nos dias 18, 19 e 20 de janeiro de 2024, em Ijuí/RS. A exemplo dos anos anteriores, a programação será na Sociedade Ginástica Ijuí (Sogi). O evento é promovido pela Prefeitura de Ijuí e pela Associação Cultural Canto de Luz (Accal).
O Canal do Rio Grande (105.9), do Grupo Planalto de Comunicação, estará presente para realizar a cobertura.
Com o slogan “Música, poesia e integração”, o Festival conta com entrada gratuita do público, em toda a sua programação. Subirão ao palco 20 músicas da Fase Geral e outras 10 da Fase Local, nas noites de 18 e 19 de janeiro. Já no dia 20, acontecerá a grande final, quando 16 músicas retornam ao palco do evento, que é um dos mais importantes no cenário nativista no Estado do Rio Grande do Sul.
Já a Lamparina da Canção Gaúcha, será realizada na tarde do dia 20 de janeiro, sendo que participam jovens menores de 18 anos nas Categorias PRÉ-MIRIM (menores de 10 anos de idade), MIRIM (de 10 anos de idade até menores de 14 anos) e JUVENIL (de 14 anos de idade até menores de 18 anos).
O presidente da Associação Cultural Canto de Luz (Accal), Ortiz Iboti Schroer Junior, destaca a relevância do Festival na manutenção da cultura do Rio Grande do Sul. “Temos aqui um dos maiores e mais importantes festivais nativistas do Rio Grande do Sul”, afirma, lembrando do compromisso das entidades promotoras do evento em realizar aa 13ª edição do Canto de Luz, no mês de novembro de 2024, período em que o festival acontece normalmente. O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, é homenageado nesta edição do Festival, com o título de Presidente de Honra do Canto de Luz.