No sábado, dia 15 de abril, o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) completa seu sexagésimo nono ano de fundação e seis anos de inauguração da sede Dr. Carlos e Celina Madalosso. O Instituto foi criado em 1954 para servir de referência à História de Passo Fundo quando o município se preparava para as comemorações de seu Primeiro Centenário. Sendo, portanto, a instituição de guarda e preservação histórica mais antiga do município e o Instituto Histórico com mais idade, ainda em funcionamento, no interior do Rio Grande do Sul.
Idealizado pelo jornalista Jorge Edeth Cafruni, o Instituto Histórico é uma entidade privada, mas sem fins lucrativos, sendo formado por interessados na história local e regional. A sede do IHPF faz parte do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, importante espaço para a fruição cultural em Passo Fundo, local onde é feita a salvaguarda do acervo, composto por uma infinidade de bens culturais, tais como livros, objetos, fotografias e documentos, e também onde são realizados os encontros abertos à comunidade.
De olho no futuro
Os associados do IHPF envolvem-se em diversas atividades, sempre em consonância com os objetivos da entidade, que são promover e incentivar os estudos sobre a história de Passo Fundo, preservar documentos históricos e realizar eventos tendo como tema a história local. Nos últimos anos alguns projetos foram consolidados, como a publicação da Coleção Passo Fundo: Estudos Históricos, o projeto “Museu a Céu Aberto”, desenvolvido no Cemitério Vera Cruz, em parceria com o Arquivo Histórico Regional e a curadoria do Espaço Cultural Nicoleit&Oro, localizado junto ao 1º Tabelionato de Notas, em parceria com o Original Espaço Cultural.
Na iminência de completar 70 anos de atividades, o IHPF está preparando novos projetos, buscando aliar a preservação de fotos, filmes, jornais e documentos históricos, com a divulgação dos mesmos, por entender que eles pertencem a toda comunidade passo-fundense. Ainda esse ano serão iniciados diversos projetos, que incluem: preservação de memórias orais, com a realização e gravação de entrevistas, digitalização de filmes antigos, catalogação de fotografias e disponibilização de jornais on-line.
Serviço
O Instituto Histórico realiza, na sede do IHPF, na Rua Teixeira Soares, nº 1268, encontros abertos à comunidade todas as terças-feiras, às 18h30. Os programas envolvem bate-papos com profissionais, projeção de filmes históricos, observação de fotos antigas, apresentação de pesquisas históricas, dentre outras. Toda a comunidade é convidada a participar das atividades, que são gratuitas.
[foto=106726]
[foto=106725]
[foto=106724]
[foto=106723]
[foto=106722]
[foto=106721]
[foto=106720]
Fonte e fotos: IHPF