O Instituto Histórico de Passo Fundo realizou, na noite de ontem, uma Sessão de Posse de Novos Associados e reconhecimento de entidades parceiras. O IHPF é composto por sete (07) categorias de sócios: os efetivos, os colaboradores, os pesquisadores, os licenciados, os correspondentes, os honorários e os beneméritos. Os novos sócios efetivos participam diretamente das atividades do Instituto, e, tomou posse ontem, a Sra. Mariane Loch Sbeghen, a Sra. Caroline Oliveira de Morais, o Sr. André Martinelli Piasson e o Sr. Pedro Henrique Diniz.
Os membros correspondentes são aqueles que não residem em Passo Fundo e, tomou posse ontem, o Sr. Luiz Wilson Marques Daut. Os membros colaboradores auxiliam o Instituto no desenvolvimento de seus objetivos, e tomou posse ontem, o Sr. Bruno Mateus Hecker, o Sr. Luiz Carlos Barbieux Oliveira e o Sr. César Nunes Benck. Por fim, os membros pesquisadores que tomaram posse ontem foram a Sra. Hana Eliza Backes, Sra. Estefane da Silva Worst e a Sra. Cassie Haubert Becker, e demonstram disposição para realizar pesquisas de interesse do IHPF.
As entidades que afirmaram parceria com o IHPF foram o jornal O Nacional, o Original Espaço Cultural e o curso de Jornalismo da UPF. Ainda, foi diplomado o Sr. Fernando Miranda, atua vice-presidente, como “Presidente de Honra do IHPF”. Desde 2023, o historiador e doutorando Djiovan Vinícius Carvalho ocupa a presidência do Instituto.
O Instituto Histórico de Passo Fundo
O IHPF foi idealizado pelo jornalista Jorge Edeth Cafruni e fundado oficialmente em 15 de abril de 1954, visando levantar informações para o 1º Centenário de emancipação do município. Sem fins lucrativos e com o objetivo de pesquisar e registrar a história local e regional, o IHPF segue aos 70 anos como a mais antiga instituição de preservação histórica do município de Passo Fundo. Sendo assim, a função social da instituição é a guarda e socialização do patrimônio documental; preservando, estudando, documentando, protegendo e transmitindo.
As atividades do instituto acontecem na Sede Dr. Carlos e Ceina Madalosso, inaugurada em 2017, localizada na Rua Teixeira Soares, número 1268. A partir de um convênio com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, a sede passou a fazer parte do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto. O edifício guarda todo o acervo do Instituto, composto por jornais, livros, fotografias, objetos e documentos diversos.
[foto=114083]
[foto=114084]
[foto=114085]