Primando pela excelência pedagógica e comprometida com a formação para a cidadania global, a Rede de Educação Notre Dame firmou, ainda em 2023, uma parceria que integra disciplinas do currículo norte-americano à grade regular do 9º Ano do Ensino Fundamental, bem como da 1ª e da 2ª Série do Ensino Médio. Por meio do convênio com a Texas Tech University, os estudantes constroem saberes sob a supervisão de tutores estadunidenses e dispõem da possibilidade de participação em intercâmbio. Além disso, obtêm vantagens ao candidatarem-se para cursar o Ensino Superior nos Estados Unidos, uma vez que recebem certificação da instituição texana.
Reunidos no auditório do Colégio Notre Dame, os educandos, que cursaram a primeira disciplina do currículo internacionalizado ao longo do ano passado, já foram agraciados com seu certificado de conclusão e seu histórico de aproveitamento em Public Speaking (Oratória). Em 2025, garantirão seu reconhecimento em Creative Writing (Escrita Criativa) e, em 2026, em Entrepreneurship (Empreendedorismo) e Money Matters (Educação Financeira).
Desse modo, conforme evidencia a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Catiucia Carniel Gomes, os adolescentes desenvolvem muito mais que as habilidades linguísticas. “As disciplinas cursadas pelos estudantes abrangem uma gama de possibilidades. Em Public Speaking, por exemplo, eles aprendem também sobre argumentação e retórica, elementos que irão utilizar em outras disciplinas do currículo brasileiro, mas também quando saírem do Colégio e forem para uma universidade”, comenta.
A estudante Sabrina Schmitz também reconhece o valor da internacionalização do ensino para seu futuro. “Aprendo uma língua nova e também tenho acesso ao conhecimento na perspectiva de uma universidade estrangeira”, vibra.
O Colégio Notre Dame e a Escola Notre Dame Menino Jesus são os únicos do norte do Rio Grande do Sul a ofertar disciplinas em parceria com a Texas Tech University – instituição de Ensino Superior que figura entre as cem melhores universidades públicas dos Estados Unidos -, viabilizando aos educandos a construção de fluência e proficiência em Língua Inglesa. “São cinco períodos semanais em Inglês, o que permite uma apropriação crescente do idioma”, afirma a coordenador pedagógica, Catiucia.
Se o conhecimento da Língua Inglesa já descortina oportunidades e os saberes construídos nas disciplinas, por si só, desenvolvem competências intrínsecas a uma formação em perspectiva global, os estudantes Notre Dame ainda podem expandir seus horizontes ao usar a certificação norte-americana para concorrer a vagas no Ensino Superior dos Estados Unidos. Para que eles se prepararem para competir com jovens de todo o mundo por bolsas de estudo, o convênio de internacionalização, mediado pela Liberty Education, também oferece o College Adivising Program (CAP).
Atualmente, 15 educandos do Colégio Notre Dame participam do programa de orientação e preparação para ingresso em universidades estadunidenses. “Eles foram selecionados por mérito de nota e receberam uma bolsa de estudos para o CAP”, comenta Catiucia, esclarecendo que, em encontros síncronos e assíncronos com especialistas, os adolescentes conhecem as habilidades e os materiais necessários à candidatura. Os estudantes ainda contam com suporte individualizado para elaborar, revisar e enviar todos os comprovantes, documentos e ensaios a serem analisados pelas instituições.
Outra possibilidade viabilizada aos adolescentes pela parceria é a participação no Summer Camp, intercâmbio de duas semanas, em que os inscritos experienciam a vida acadêmica universitária, com ênfase na vivência da Língua Inglesa.