A 54ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul, que terá início na próxima quinta-feira (15), em Osório, contará com a participação de duas irmãs da mesma entidade tradicionalista: Kailane Druzian de Godoys, de 21 anos, e Raiane Druzian de Godoys, de 11 anos. Representando o CTG Porteira das Missões, de Santo Antônio das Missões, no Noroeste do Estado, elas disputarão nas categorias Adulta e Mirim, respectivamente.
A família Druzian de Godoys tem motivos de sobra para se orgulhar: é apenas a segunda vez, em 61 anos de história do CTG Porteira das Missões, que a entidade chega à fase final do concurso promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
“Desde 2017 trilhamos o mesmo caminho, compartilhando o aprendizado e as conquistas. Ter minha irmã comigo torna tudo mais leve e mais bonito”, afirma Kailane, que iniciou sua trajetória no tradicionalismo aos 5 anos, participando da invernada “dente-de-leite” da entidade. Atualmente, ela cursa o 7º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Humanas na Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
Já Raiane, aluna do 6º ano do ensino fundamental, começou ainda mais cedo: ingressou no universo das prendas aos 3 anos e conquistou seu primeiro título aos 7. “É um orgulho muito grande poder representar minha região nesta Ciranda”, declara a jovem.
Ambas seguem o percurso tradicional das prendas que almejam o título estadual: a conquista da faixa na entidade, seguida pela vitória na Região Tradicionalista, e, por fim, a classificação para a etapa estadual. Neste ano, a grande final reunirá 73 concorrentes divididas em três categorias: 25 na Mirim, 26 na Juvenil e 22 na Adulta.
As candidatas serão submetidas a provas de conhecimento e apresentações artísticas, consideradas uma espécie de “vestibular da tradição”. As atividades acontecerão nas dependências da UNICNEC, instituição de ensino superior que cedeu seu espaço para a realização do concurso.
O CTG Estância da Serra, entidade da atual 1ª Prenda Adulta do Estado, Isabella Nunes, servirá como ponto de apoio e acolhimento para as concorrentes e seus familiares ao longo do evento.