A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) iniciou a execução do maior plano de saneamento da história do Estado. O objetivo é ampliar a cobertura do esgotamento sanitário, que no Rio Grande do Sul é de 35% – conforme dados do Instituto Trata Brasil, para 90% das residências até 2033, cumprindo a meta determinada pela lei do Marco Legal do Saneamento.
A empresa lançou a campanha “Te Liga, Meu Rio Grande”. A proposta é reforçar junto à população a importância e os benefícios do tratamento de esgoto para todos, incentivando a conexão das residências à rede coletora. Com conscientização e informação, a Corsan explicará cada etapa do processo: desde a instalação das redes nas ruas, passando pela conexão dos domicílios à infraestrutura pública, até o tratamento do esgoto nas estações e sua devolução ao meio ambiente em forma de efluente tratado.
A universalização do saneamento contempla a expansão de todo o sistema de esgotamento nos 317 municípios atendidos pela Corsan no Estado. A fim de ampliar o acesso de milhões de pessoas ao tratamento de esgoto, até 2033 serão implantados 18 mil quilômetros de redes coletoras, construídas mais de 3,1 mil estações de bombeamento e 331estações de tratamento de esgoto. Dessa forma, a expectativa é de que mais de 1,5 milhão de residências possam ser conectadas ao sistema. Além de todos os benefícios sociais e econômicos, a adesão dos moradores representa um impacto direto na natureza com as mais de 58,9 mil piscinas olímpicas de esgoto que serão devolvidos em condições ao meio ambiente, ao ano.
A fim de apresentar mais detalhes da campanha, com a implantação em Passo Fundo, além dos demais trabalhos realizados no município, o gestor de Relações Institucionais da Corsan, Aldomir Santi, esteve no programa Comando Popular, da Rádio Planalto News (92.1).
ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: