Vamos falar sobre uma referência da nossa música do sul do Brasil, um ícone que marcou gerações com sua voz e talento incomparáveis. O grande Ivonir Machado, o Rei da Vaneira, natural de Cruz Alta RS em 15 de maio de 1960, foi muito mais do que um artista: Foi um verdadeiro patrimônio cultural, que levou o som da vaneira para o coração de todos. Ele foi vocalista e um dos criadores do lendário grupo Garotos de Ouro, ao lado de seu irmão Airton Machado, que nos deixou em 2021. Juntos, construíram uma história de sucesso e emoção que atravessou fronteiras, uniu e conquistou milhares de fãs.
Autor e voz de numerosos sucessos como Não Chora China Véia , Me Bate Nega Véia , Surungo do Namoro , Socadão, Essa Paixão Virou Chiclete e diversos outros sucessos. Após deixar sua marca no Garotos de Ouro, Ivonir avançou sua carreira solo, formando a banda Os Novos Garotos e continuando a espalhar muito sucesso com o seu dom e referência por onde passava.
Ele seguiu sua jornada até 2018, quando teve um diagnóstico de um AVC, que mudou sua vida. Mas, mesmo diante das adversidades, nunca deixou de ser o ícone que sempre foi. Infelizmente, ele nos deixou em 4 de agosto de 2023. Agora, com a força da memória e o carinho de todos que o admiraram, foi lançado no YouTube um material especial que conta a história de Ivonir, intitulado “Documentário Ivonir Machado”, no canal oficial do Rei da Vaneira. Dirigido por Bianka de Liz e roteirado por Muriel Machado (filha de Ivonir).
O filme traz relatos dos amigos, familiares como seu irmão Neno Machado, sua filha Muriel Machado e artistas que trabalharam com ele e marcou a carreira de cada um. Participações de Luiz Cláudio (Tchê Garotos), Ronaldo Caldas (Sorriso Lindo), Paulinho Mocelin, Baitaca, o apresentor do SBT Ratinho, João Luiz Corrêa, Gerson Fogaça, entre outros. É um material tocante, que nos faz reviver o brilho de Ivonir, sua paixão pela música e o legado eterno que ele deixou. Afinal, um grande artista falece, mas ele permanece vivo na memória de todos aqueles que tem o privilégio de ouvi-lo e sentir sua alma pulsando a cada acorde, a cada verso, a cada melodia que eterniza seu nome no coração de todos. Sua música será sempre uma chama acesa, iluminando os caminhos de quem, através dela, se conecta com sua essência e musicalidade.