Na tarde do sábado (27), a Câmara Municipal sediou a II Conferência Municipal de Povos de Terreiro de Passo Fundo para debater as demandas trazidas pelas casas religiosas da cidade, bem como encaminhar a viabilidade de criar o Conselho Municipal dos Povos de Terreiro.
Durante a tarde foram discutidos vários eixos que tratam do reconhecimento de diferentes matrizes civilizatórias, autodeclaração, afrocentricidade e Etnodesenvolvimento e as tradições de matrizes africanas e Afro-umbandistas, e sobre o desenvolvimento das atividades religiosas na cidade de Passo Fundo.
O presidente da Câmara Municipal, Vereador Alberi Grando (MDB), usou a palavra para externar a sua alegria em poder receber o evento que valoriza a presença dos povos de terreiro e abre espaço para debater as suas demandas junto ao Legislativo Municipal.
Já Giovanessa Menezes, Coordenadora de Igualdade Racial do Município, falou sobre a importância do debate das questões referentes à religião de matriz africana e a sua presença nessas discussões, que visam promover a construção de políticas públicas que atendam as demandas dessa parcela da população.
O evento teve a condução de Sanny Figueiredo, Diretora do Departamento de Igualdade Étnico-Racial da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, que orientou os trabalhos da Conferência e garantiu o espaço de debate das questões pertinentes e instruiu a escolha dos delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual dos Povos de Terreiro que acontecerá no dia 02 de julho de 2023 na capital do Estado.
Fonte: Comunicação Digital / CMPF