A Câmara Municipal realizou Sessão Solene no final da tarde desta quarta-feira (01) em que prestou reconhecimento ao 6º Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB), pertencente ao Exército Brasileiro e à Defesa Civil do Rio Grande do Sul. As unidades lideraram a iniciativa de forma voluntária, que incluiu outras entidades, na arrecadação, triagem e distribuição de doações às vítimas das chuvas que assolaram Passo Fundo e o Rio Grande do Sul no decorrer do último mês de setembro. O reconhecimento prestado foi iniciativa da vereadora Ada Cristina Munaretto (PL) e contou com a presença de parlamentares, representantes do Executivo, de entidades sociais e integrantes do regimento.
O presidente do Legislativo, vereador Alberi Grando (MDB), coordenou a solenidade, que teve sua Mesa Oficial composta pelo Coronel Gustavo Lopes da Cruz, comandante do 6º RCB, o coordenador da Defesa Civil do RS, da região de Passo Fundo, Major Darci Bugs Júnior, além do secretário municipal de Segurança, Coronel João Darci Gonçalves da Rosa, representando o Executivo.
O presidente Alberi salientou o propósito da cerimônia em oficializar a homenagem às demais entidades que fizeram a força-tarefa, com menção à vereadora que atuou junto aos voluntários. “É muito importante que a Câmara faça essa solenidade como forma de reconhecimento ao enorme trabalho realizado por essas entidades em conjunto, além da força voluntária que sempre é fundamental para nossa sociedade, além da vereadora Ada que teve participação importante nessa força-tarefa”, colocou.
Em seu espaço na tribuna, a vereadora Ada pontuou sobre Passo Fundo e o Rio Grande do Sul terem sofrido uma série de fortes chuvas e outras intempéries desde o início do último mês de setembro que culminou no cancelamento do tradicional desfile do 7 de setembro. Ela ratificou a grande mobilização de entidades e forças de segurança para atender aos necessitados. “O espírito patriótico não se apaga, de forma que o Sargento Adami entrou em contato com o comandante Lopes da Cruz, solicitando que os soldados, impedidos de desfilar, pudessem cumprir a mais nobre missão de ajudar o próximo, formando um novo pelotão, o Pelotão da Solidariedade”, declarou.
Ada, que participou da ação ativamente, também destacou oficiais e soldados que coordenaram a ação, bem como membros da Defesa Civil e de outras frentes que atuaram diuturnamente na arrecadação de mantimentos e enfrentando adversidades, como estudantes, professores e representantes de outras entidades. A vereadora, ao lembrar o cotidiano das pessoas que atuaram na força-tarefa, ratificou a capacidade de mobilização e sentimento voluntário por todos os envolvidos, atuando em diversas cidades e agradecendo ao comandante Lopes da Cruz e ao Regimento. “Passamos por várias cidades, entre elas Muçum e Roca Sales, contamos com uma gente maravilhosa. Esta Câmara agradece à atitude de vir a Passo Fundo para nos fortalecer através da sua hombridade, de suas palavras e de sua doação de tempo desses oficiais e soldados que atuaram conosco”, concluiu.
Após o discurso da vereadora, foi entregue o Diploma de Honra ao Mérito para o comandante do 6º RCB, Coronel Lopes da Cruz e para o coordenador da Defesa Civil do RS, da região de Passo Fundo, Major Darci Bugs Júnior, oficializando a homenagem.
Após a entrega das honrarias, o coronel Gustavo Lopes da Cruz foi à tribuna e, após agradecer o ato, ressaltou a determinação e a voluntariedade de seu batalhão e demais integrantes da força-tarefa. Ele pontuou que soldados e oficiais trabalharam também em Alegrete e outras localidades, além de Passo Fundo, completando que 80% do efetivo desta corporação é passo-fundense. Lopes da Cruz, após fazer reconhecimento a soldados e voluntários, destacou que uma estada programada para em torno de três dias, se transformou em uma ação que durou quase um mês, motivada pelo princípio de servir ao povo, honrando as obrigações militares. “Fomos convocados pela Defesa Civil após o feriado e nos apresentamos. A partir dessa iniciativa voluntária, fomos autorizados e permanecemos, ao todo, quase um mês por aqui. É muito gratificante, pois nós, como militares, podemos ajudar as pessoas, termos a oportunidade de colaborar, prestar nosso serviço militar, que é um sacerdócio, é uma honra ajudarmos, fazendo parte da vida das pessoas e dando mérito total aos soldados que ficaram de sol a sol neste trabalho, além da força voluntária que dedicou seu tempo e muitos esforços por essa ação”, colocou.
O coordenador da Defesa Civil em Passo Fundo, Major Darci Bugs Júnior, também foi à tribuna e endossou o orgulho de ter liderado o trabalho, observando a sua realização por diversas mãos. Darci ainda enalteceu o voluntariado como forma de recuperar pessoas e famílias, neste caso vitimadas pelas fortes chuvas, lembrando de situações nas quais participantes da ação também foram vítimas. Ele sublinhou o alto grau de solidariedade da população como fator determinante para o êxito na ação. “Foi mais de um mês trabalhando todo dia de forma ininterrupta, com dias tendo 15 horas de carga horária, contando com compreensão de nossas famílias. Algumas dessas pessoas também foram vitimadas, mas, mesmo assim, colaboraram com o pouco que lhes restavam com o propósito de ajudar ao próximo. Foi uma experiência marcante e parabenizamos o Rio Grande do Sul, a sociedade gaúcha e, em especial a sociedade passo-fundense, onde foi centralizado o trabalho”, concluiu.
Ajuda às vítimas das enchentes
O 6º Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB), por meio de seus soldados e oficiais, liderou uma força-tarefa que congregou a Defesa Civil do Rio Grande do Sul e outras entidades, de forma voluntária, no auxílio às vítimas das chuvas que afetaram Passo Fundo e o estado no último mês de setembro. A ação incluiu a arrecadação, triagem e distribuição de doações a essas pessoas. O 6º RCB é situado em Alegrete (RS) e também é chamado “Regimento José de Abreu”.
Sob comando do Coronel Lopes da Cruz, a unidade apoiou a estada dos soldados na cidade de Passo Fundo, para cooperarem no mutirão de arrecadação e triagem de donativos para as vítimas das enchentes. A Defesa Civil do RS, sob liderança do coordenador Major Darci Bugs Júnior, foi parceira na iniciativa que contou com adesão de mais de 500 voluntários que atuaram em várias frentes de trabalho neste período, além do 6º RCB. Conforme Bugs Júnior, o montante alcançou 42 toneladas de doações.
Foto: Comunicação Digital / CMPF