Paulo Pimenta foi o nome escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. Ele estará à frente das ações de apoio do governo federal para o enfrentamento para o maior desastre climático do Rio Grande do Sul.
Pimenta tem 59 anos. É jornalista, técnico agrícola e político.
Com a escolha de Lula, Pimenta teve de deixar a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República e, como se diz no jargão político, “caiu para cima”, sendo alçado à condição de principal nome do governo federal para coordenar as ações de socorro a um estado totalmente devastado pelas inundações.
- No momento seguinte ao anúncio de Lula, o governador Eduardo Leite (PSDB) nomeou o economista Pedro Capeluppi para comandar a Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul. Capeluppi era um do assessores de Paulo Guedes no Ministério da Economia do governo de Jair Bolsonaro (PL). Capeluppi irá comandar a Secretaria Extraordinária de Apoiio à Reconstrução do Rio Grande do Sul por parte do governo federal.