Grupo Planalto de comunicação

Mar “chocolatão” no estado: especialista analisa fenômeno do começo de semana

O Departamento de Jornalismo do Grupo Planalto de Comunicação recebeu registros de ouvintes que estão no litoral gaúcho. Fotos encaminhadas mostram as condições no começo da semana, mais especialmente na segunda-feira, dia 8 de janeiro, com o chamado “chocolatão”, fenômeno que se verifica com as águas do mar.

Com isso, os veranistas, em muitos momentos, optaram pelas caminhadas, esperando a mudança do quadro. Esse é um fenômeno típico no Rio Grande do Sul. O mar “chocolatão” foi ocasionado pela força dos ventos dos últimos dias. A água que entra na costa gaúcha acaba transportando os sedimentos presentes no Rio da Prata e na Lagoa dos Patos, de acordo com o diretor do Instituto do Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Nelson Fontoura.

O especialista explica que quando há uma sequência de dias de vento nordeste, como se verificou no litoral norte gaúcho, as águas superficiais e costeiras acabam arrastadas para o mar aberto. Assim, a água fica mais fria e turva.

ENVIE FOTOS E VÍDEOS PARA O WHATS DO NOSSO JORNALISMO: (54) 99968-7300.

Facebook
Twitter
WhatsApp