Grupo Planalto de comunicação

Marau: espetáculo de abertura 1º Danzpare Juvenil Brasil encanta centenas de pessoas Com a presença de 16 países, sendo quatro da Europa, apresentações encantaram o público do Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares

Fotos: Divulgação / Propósito Comunicação Corporativa

Centenas de pessoas prestigiaram o espetáculo de abertura do 1º Danzpare Juvenil Brasil – Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares na noite dessa terça-feira (5), no Centro de Eventos do Colégio Franciscano Cristo Rei, em Marau. Com casa cheia, o palco contou com a apresentação dos 16 países da Europa e da América Latina, em um evento que registrou a presença de autoridades, como o prefeito de Marau, Iura Kurtz, e a Secretária de Educação de Marau, Simone Ribeiro, e o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Isaías Fernandes.

Essa é a primeira vez que o Danzpare Juvenil é realizado no Brasil. Nesta edição, as duplas são formadas por jovens de 14 a 17 anos. Durante o espetáculo de abertura, os 32 bailarinos realizaram uma coreografia conjunta, coreografada pelos produtores culturais Mario Pereira e Raquel Rubert Pereira, mostrando como a dança é capaz de unir e transpor barreiras mundiais.

Após a apresentação conjunta e os depoimentos das autoridades, cada par bailarino dos 16 países realizou suas apresentações em duplas com uma música típica que representa a cultura do país de origem e encantou a plateia composta por famílias e crianças.

O diretor e fundador da rede Danzpare Internacional e membro do Folk Intenacional Group e Fidaf Costa Rica, Hans Leitón Gutiérrez, enfatizou que o Danzpare celebra 15 anos em poucos meses e resgatou a história de legado para a dança. “Estamos a poucos meses de celebrar os 15 anos do Festival Danzpare. Para mim, o melhor festival do mundo. É um formato participativo, não competitivo. São muitas pessoas para agradecer pela oportunidade de um evento como esse, por meio da dança, da música e do encanto proporcionado para diferentes artistas de todo o mundo, que serão o futuro da dança por seus países”, afirmou.

A produtora cultural do Danzpare Brasil e proprietária da Baillar Centro de Danças, Raquel Rubert Pereira, ressaltou a importância da contribuição de cada empresa e cada pessoa que faz parte do espetáculo. “Nós temos uma gratidão imensa a todos que, de uma forma ou outra, ajudam a tornar esse momento possível. O Danzpare Brasil, estreando a categoria juvenil, está lindo e vocês ficarão com o coração cheio de alegria e lembrança de todos os pares bailarinos durante esses dias. Muito obrigado a todos por nos prestigiarem”, destacou.

O prefeito de Marau, Iura Kurtz, agradeceu a presença do Danzpare Juvenil Brasil no município. “Acredito que uma cidade precisa investir em cultura, respirar cultura. Uma cidade que não faz isso, não é plena, as pessoas que vivem nela não ficam completas quando a gente não entende o papel e o valor da cultura. Então, agradeço a Raquel e ao Mario Pereira por proporcionarem a Marau esse momento que vai entrar para a história. Será o primeiro de muitos eventos que sediaremos em parceria”, declarou.

Nesta quarta-feira (6), o 1º Danzpare Juvenil Brasil está em Fortaleza dos Valos. No turno da tarde, os pares bailarinos se apresentam nas escolas do município. À noite, a partir das 19h, terá o espetáculo público do Danzpare Juvenil Brasil no Ginásio Rossato.

Os países que passam por Marau, Fortaleza dos Valos, Cruz Alta, Capão da Canoa e Passo Fundo, no 1º Danzpare Juvenil Brasil, são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Hungria, México, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Sérvia, Ucrânia e Uruguai.

O Festival acontece de 4 a 14 de novembro de 2024, nas cidades de Marau, Fortaleza dos Valos, Cruz Alta, Capão da Canoa e Passo Fundo. Neste ano, o festival terá a participação de duplas formadas por jovens de 14 a 17 anos.

Com o slogan “Crescendo e aprendendo”, o 1º Danzpare Juvenil Brasil tem a realização da Baillar Centro de Danças, Folk International Group, Federação Internacional de Festivais de Dança – FIDAF e  Conselho Internacional de Dança da Unesco – CID. O patrocínio da Vassoler, Embarke, GQ Viagens, Bom Sono Home Style, Dra. Mayara Bechi, Barbearia Cavalheiros, Farmácias São João, Escola Bom Pastor, Fora de Hora e Don Juan Moda Homem.

O Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares conta com o apoio da Bella Città Shopping, Acqua Lokos Parque Hotel, Sesc Passo Fundo, Clube Comercial, Colégio Franciscano Cristo Rei, Prefeitura de Fortaleza dos Valos, Prefeitura de Cruz Alta, 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Chaleira Preta 40 anos, Propósito Comunicação Corporativa, Martiori Inteligência Criativa e Integrado UPF.

Facebook
Twitter
WhatsApp