A Rádio Planalto FM, 105.9, oferece aos ouvintes O quadro Gaúchos pelo Brasil. Nosso programa vai ao ar aos finais de semana, em seis edições, apresentando um gaúcho que cruzou fronteiras e destaca-se em suas atividades, mas não perdeu o amor pelo pago.
Hoje destacamos o gaúcho Rodrigo Fachin, que mora atualmente em Campo Grande – MS. É natural de Carazinho, mas exercia suas atividades em Passo Fundo, como gestor de contas de uma empresa. Viajando por todo o Brasil por mais de um ano, atualmente está estabelecido em Campo Grande. “Tive a oportunidade de conhecer o Brasil. Foi um sonho realizado. Devo à empresa essa grande oportunidade. Aqui temos uma grande colônia de gaúchos, facilitando a nossa vida quando pensamos em nosso Estado”.
Rodrigo reclama do clima seco do Mato Grosso, explicando que essa é uma das dificuldades de adaptação. A outra é a espontaneidade dos gaúchos, que sempre abrem um sorriso para alguém e os mato-grossenses não são assim.
Quando bate a saudade, o chimarrão e os CTGS Farroupilha e Nossa Querência amenizam a dor, pois sempre tem um mate pronto na casa de um conterrâneo e uma roda de amigos nas entidades. “Apesar da distancia, a saudade sempre é amenizada pelos papos e ouvindo a Planalto FM. As redes sociais ajudam a matar a saudade. Há… gosto do chimarrão, o tal de tererê não é comigo”.
Não volto hoje para o Rio Grande, pois ainda tenho que consolidar a minha vida e solidificar minha família. Tenho um imóvel em Passo Fundo. Não vou voltar agora, mas o amanhã pertence a Deus”.
Como mensagem, indica aos gaúchos que tenham uma meta, um propósito e entendam como um desafio para saírem daí e aventurarem pelo mundo. Nosso Rio Grande é maravilhoso. Temos que saber aproveitar o que nos oferece.
CONHEÇA NOSSO PROGRAMA: Gaúchos pelo Brasil é apresentado aos sábados e domingos, às 11h, às 16h e 21h. Se você conhece algum gaúcho que reside fora do Rio Grande do Sul e que tenha uma história para contar, envie para Rádio Planalto FM: planaltofm@rdplanalto.com.











