A Justiça chegou a uma decisão sobre a morte da menina Olanda Spesotto, de 10 anos, em Passo Fundo. A criança faleceu de dengue em abril de 2023.
A Polícia Civil abriu inquérito, posteriormente, para apurar as causas que levaram à morte da menina.
Na quinta-feira, 21 de março, em audiência realizada no Fórum local, os dois médicos que foram indiciados pela Polícia Civil pela morte da criança aceitaram a proposta formulada pelo Ministério Público para a suspensão condicional do processo.
As penas foram diferentes para os indiciados. A médica, além da apresentação a cada dois meses à Justiça, precisará prestar serviços ao Município de Passo Fundo, atuando com atendimentos por quatro horas semanais. O cumprimento da determinação deverá ocorrer por dois anos.
O outro médico envolvido deverá se apresentar à Justiça a cada dois meses por um período de dois anos. Além disso, deverá efetuar o pagamento de R$ 50 mil à família da criança, a título de indenização.
Valentina Olanda Spesotto era apaixonada por esporte. Hoje seu nome está presente em escolinha de futsal, organizada pelos seus pais, e que reúne grande número de crianças, em projeto voltado não apenas a formar craques, mas também cidadãos em Passo Fundo.