O Grupo de Estudos Teologia e Negritude, da Itepa Faculdades, em parceria com a Faculdade Católica de Feira de Santana-BA e a Pastoral afro-brasileira, realizou no dia 15 de novembro, o Seminário: “Pastoral afro-brasileira, trajetória, conquistas e perspectivas” – uma atividade alusiva ao mês da consciência negra.
O evento, que pode ser visto aqui, fez uma retrospectiva da missão da Pastoral Afro-brasileira, as principais conquistas, os desafios e perspectivas no atual cenário econômico social e político.
Os agentes de pastoral Jandira Mincachi e Victor Ian Mincachi motivaram o momento de oração com cantos, poesia e preces. Dom Zanoni Dementtino de Castro, arcebispo de Feira de Santana e bispo referencial da Pastoral Afro-brasileira, saudou e acolheu todos os participantes.
Em seguida Pe. Guanair da Silva Santos fez uma retrospectiva da missão da pastoral-afro-brasileira desde a sua fundação. A agente de Pastoral Cristina Oliveira e a professora Francisca Isabel da Silva Bueno, partilharam as principais conquistas, a partir do trabalho desenvolvido em todo o Brasil e o professor Rosenilton de Oliveira ajudou a refletir sobre as perspectivas e desafios da pastoral afro-brasileira.
Depois de algumas interações com os participantes, seguida da bênção final, Pe. Ari Antonio dos Reis, da Itepa Faculdades, mediador do encontro, finalizou a atividade.
Lembremos que “o atual contexto exige de todos os brasileiros o combate inequívoco ao racismo e a todas as formas de discriminação”, afirmou Pe. Ari.