Grupo Planalto de comunicação

Missão Sementes de Solidariedade: Cáritas ao lado dos agricultores na reconstrução do RS São diversas organizações articuladas em conjunto com as famílias e comunidades impactadas pelos estragos climáticos

FOTOS: DIVULGAÇÃO

A Cáritas, após realizar no final do mês de maio uma ação solidária em Arroio do Meio, desenvolve nova atividade em apoio às comunidades atingidas pelas inundações do Rio Grande do Sul.

Agora está sendo colocada em prática o projeto “Missão Sementes de Solidariedade”. São 20 organizações articuladas em conjunto com as famílias e comunidades do campo impactadas pelo fenômeno climático  que se abateu sobre o estado.

O objetivo é levar solidariedade ativa na forma de sementes crioulas, mudas, ramas, insumos e orientação técnica para os atingidos nos territórios camponeses, agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária, pescadores, quilombolas e indígenas.

Entre as ações estão previstas visitas domiciliares para manifestar solidariedade e levantar dados das necessidades dos atingidos, organizar reuniões nos territórios das comunidades para planejar ações de reconstrução, propor encontros de motivação e formação, realizar acompanhamento técnico das áreas impactadas e compartilhar sementes e hortaliças, mudas de árvores frutíferas e nativas e insumos agroecológicos.

Conforme a agente Simone Zanetti, a Cáritas realiza diversos cursos sobre mudanças climáticas e prevenção de emergências.  “Já prevíamos as situações emergenciais. O que não contávamos é que tão rápido teríamos um desafio na prática, ou seja, um curso prático de como atuar nas catástrofes socioambientais. Com isso, é muito importante poder se dedicar, priorizar uns dias de voluntariado na Missão Sementes de Solidariedade. É, ao mesmo tempo, muito desafiador, mas também gratificante, de grande aprendizado, com os pés na realidade, sendo presença profética e solidária”, complementa Simone.

OUÇA:

CÁRITAS: há 62 anos presente em Passo Fundo, a Cáritas Arquidiocesana se destaca pelos serviços prestados nas áreas de projetos sociais, geração e complementação de renda, no associativismo e na economia solidária.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais