A atleta passo-fundense Manuela Spessatto, da Academia de Karatê Spessatto, fez história no mundial de Karatê, realizado de 25 a 27 de outubro, em Takasaki, no Japão. Atletas do mundo inteiro participaram do evento, que reuniu 60 países inscritos, depois de terem se qualificado nos campeonatos nacionais de seus países.
Mesmo com tanta concorrência, Manuela Spessatto conquistou o 5º lugar no mundial. Superação, otimismo e vontade de fazer a diferença tornaram Manuela Spessatto uma atleta sem precedentes na história do karatê no Brasil. Ela participou de 3 categorias: kata individual, kumite individual e kumite equipe. Em um campeonato com 1.800 atletas, sendo 97 mulheres, 4 da elite japonesa, ela traz o 5° lugar para o Brasil, em kata, entre as 16 melhores do mundo em Kumite.
Manuela Spessatto participou pela primeira vez em 2006, na Austrália, perdendo na primeira disputa.
Em 2011, na Tailândia, Ficou entre as 16 melhores em kata e kumite.
Em 2014, no Japão, conquistou o 5⁰ lugar em kata e entre as 16 melhores em kumite.
Em 2017, na Irlanda, conquistou o 4⁰ lugar em kata equipe, e com uma brecha de 7 anos, por conta da pandemia, em 2024, no Japão, 5⁰ colocada em kata e entre as 16 melhores do mundo.
Segundo Manuela, “o resultado foi excelente e mostra a qualidade do karatê praticado no Brasil e em Passo Fundo”. A atleta destacou a importância dos patrocinadores que garantiram a sua presença na competição no outro lado do mundo, tais como Dankana, Baze, Erica Quiropraxia, Natupharma, Manno ESCOBAR, Paola Pavoski, Ivan Penna, Clube Juvenil, Perfecto bordados, Crossfit soul Brave, Salute e Clínica COL, bem como o programa de Fundo ao esporte da Prefeitura de Passo Fundo, o FUNESPORTE.