A Prefeitura de Passo Fundo e o Governo do Estado iniciaram o processo de transição para a nova fase do centro de distribuição e auxílio aos municípios atingidos pelas enchentes, localizado na área da antiga Manitowoc. O espaço tem sido estratégico para a destinação de itens e abastecimento dos municípios que mais precisam. Toda a operação logística ficará sob responsabilidade do Estado, que irá profissionalizar os processos a partir de empresas contratadas. A transição deve ocorrer ao longo das próximas semanas.
Nesta sexta-feira (24), o prefeito Pedro Almeida esteve reunido com o vice-governador Gabriel Souza, o assessor especial do gabinete do governador, Mateus Wesp, e representantes da Defesa Civil do Estado para alinhar a sequência do trabalho. “Desde a ocorrência da tragédia, Passo Fundo se colocou à disposição para auxiliar e tem trabalhado em conjunto com o Estado no atendimento aos municípios. A Prefeitura colaborou para que o centro de distribuição operasse de forma eficiente e auxiliou na logística, organização de servidores e voluntários e absorção de custos com insumos e alimentação de que estava atuando no local”, afirmou o prefeito Pedro.
Conforme o vice-governador, o Estado contratará empresas com experiência em operação logística para profissionalizar o trabalho no centro de distribuição de Passo Fundo. “Faremos, através de empresa contratada, toda a operação de recebimento de despacho de carga, com apoio de empresas com caminhões e carretas. Não temos condições de desativar a operação logística de Passo Fundo e, por isto, estamos fazendo o movimento para manter a parceria e garantir o apoio técnico que irá se somar aos nossos esforços”, afirmou Gabriel Souza. Ele agradeceu o apoio do Município. “Mesmo não tendo sido afetado diretamente pelas chuvas como os demais municípios, Passo Fundo está nos apoiando imensamente”, enfatizou.
A Prefeitura irá formalizar a cedência ao Estado, por 180 dias, do pavilhão da antiga Manitowoc, para que o trabalho possa ser continuado. O Exército também seguirá auxiliando com pessoal no trabalho de descarregamento, triagem e destinação das doações. A orientação do Município e da Defesa Civil é que os voluntários aguardem os chamados. “Os voluntários têm sido peça fundamental nesse trabalho solidário. O momento é de transição e vamos trabalhar internamente no fim de semana para reorganizar o centro de distribuição. Agradecemos a cada voluntário que esteve ao nosso lado nos últimos dias”, observou o coordenador da Defesa Civil do Município, Fernando Carlos Bicca. Na segunda-feira, o Município deve dar mais informações sobre a sequência da operação no centro de distribuição.
Ponto de arrecadação no CTG Lalau Miranda será desativado
A Prefeitura informou que o ponto de arrecadação localizado no CTG Lalau Miranda será desativado, concentrando as doações na área da antiga Manitowoc. O Município observou que a decisão não impede que a população siga fazendo doações nos demais pontos da cidade, como as Paróquias Santa Teresinha e Sagrado Coração de Jesus e Atitus Educação.