Acontece hoje, quinta-feira (26), a solenidade de descerramento da placa em homenagem ao saudoso juiz Silvio Algarve. O prédio do Fórum de Passo Fundo passa a receber o seu nome. O ato, com a presença de autoridades, inclusive do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, está marcado para às 15 horas.
Segundo o relator do processo, desembargador Marcelo Bandeira Pereira, o magistrado atuou por muitos anos na Comarca, recebendo o reconhecimento também da comunidade.
Justificou dizendo que Algarve foi juiz na Comarca de Passo Fundo, sua terra natal, por um longo período. Assim, de acordo com o desembargador a Comarca estará prestando uma justa homenagem. Lembrará do magistrado com maior grau de representatividade, adequação e relevância, completou o desembargador Marcelo.
A VIDA DE SILVIO LUÍS ALGARVE:
Natural de Passo Fundo, nasceu em 26 de setembro de 1957.
Ingressou na carreira da magistratura como Pretor, em 1984, em Sarandi. Dois anos após, assumiu como Juiz de Direito na mesma Comarca. Após, jurisdicionou em Campo Novo, Horizontina e Passo Fundo, onde permaneceu por 16 anos.
Foi professor da cadeira de Direito Civil da Universidade de Passo Fundo, no período de 1991 a 1996.
Promovido para Porto Alegre, como Juiz-Substituto de entrância final, em 31/01/2006. Na capital atuou no 2º Juizado da Vara Cível do Foro Regional da Tristeza, além do 2º Juizado da 6ª Vara Cível e do 3º Juizado da 13ª Vara Cível do Foro Central.
Foi Juiz-Corregedor de 2006 a 2008, tendo atuado como magistrado assessor da Corregedoria.
Atuou como Juiz-Assessor da Presidência do TJRS de 2008 a 2010, na gestão do Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa como Presidente.