São esperados mais de 72 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano do próximo triênio, segundo a publicação Estimativas 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Todos os anos, por meio da campanha Novembro Azul, as ações são intensificadas para sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados e importância da prevenção.
“O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens e representa 29% dos diagnósticos de câncer no Brasil. A conscientização da relevância do monitoramento através do exame de sangue é importante, visto que, quanto mais cedo for descoberta, maiores são as chances de cura. O câncer de próstata, se diagnosticado em estágio inicial, tem possibilidade de cura de 90%, conforme a Sociedade Brasileira de Urologia. Estimativas demonstram que a cada ano ocorrem em torno de 15 mil óbitos no país em decorrência do câncer de próstata. Esses dados evidenciam ainda mais a importância dos cuidados preventivos e diagnóstico precoce”, afirma a gerente de Suporte Técnico Farmacêutico da Rede de Farmácias São João, Nicole de Lima.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata predominante na população masculina em todas as regiões do país, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, de acordo com o Inca. O tumor que atinge a próstata, glândula presente apenas nos homens e que está localizada abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina), pode se espalhar rapidamente por outros órgãos, efeito conhecido como metástase.
“Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Ainda há estigmas no que se refere aos exames clínicos para triagem e diagnóstico da doença. Por este motivo, disseminar informação sobre o assunto, dos tipos de exames disponíveis para triagem e diagnóstico são extremamente importantes para que se amplie a detecção precoce dos casos”, destaca Nicole.
Basicamente são dois exames iniciais, para investigar se o câncer de próstata está presente ou não: o de Antígeno Prostático Específico (PSA) – exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, e, se houver alterações no exame de sangue, é recomendado o exame de Toque Retal – feito exclusivamente por médico para avaliar o tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata. Caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou de Toque Retal é indicada uma biópsia, a retirada de pequenos pedaços da próstata para análise em laboratório.
Além disso, a prevenção do câncer de próstata está ligada aos hábitos saudáveis como: manter uma alimentação equilibrada, atividade física regular, peso ideal, controle da pressão arterial, diabetes, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Sinais de Sintomas
Na fase inicial, geralmente o câncer de próstata não apresenta sintomas, porém, quando os sinais estão presentes, os mais comuns são:
· Dificuldade de urinar;
· Demora em começar e terminar de urinar;
· Sangue na urina;
· Diminuição do jato de urina;
· Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Fatores de risco
· Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos;
· Histórico de câncer na família: homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco;
· Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
Teste PSA nas farmácias:
Rápido, simples e seguro. O teste de PSA oferecido nas farmácias representa um aliado na triagem inicial para diagnóstico precoce do câncer de próstata. Pela facilidade ao acesso às farmácias, o exame é feito com todo conforto e segurança, por farmacêuticos qualificados, em consultórios específicos para o atendimento de saúde nas lojas da São João.
Para fazer o teste de PSA nas farmácias não é necessária prescrição médica. O teste é realizado por meio de um compacto equipamento laboratorial, com algumas gotas de sangue coletadas da ponta do dedo e o resultado fica pronto em apenas 15 minutos após a coleta.
O valor considerado normal para o nível de PSA no sangue é abaixo de 4 ng/ml. Mesmo assim, um nível abaixo de 4 ng/ml não garante que o homem não tenha câncer. Homens com nível de PSA entre 4 e 10 ng/ml têm cerca de 1 em 4 chances de ter câncer de próstata. Se o PSA for superior a 10, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.
“As farmácias vêm se consolidando como uma referência em exames de triagem de fácil acesso, qualidade e com resultados rápidos para diversas condições de saúde. O exame de PSA vem somar nesse portfólio de serviços de saúde prestados pelos farmacêuticos para promover maior acesso da população aos métodos de prevenção e triagem de doenças, evitando complicações e evolução para quadros graves. No caso da dosagem de PSA, reitera-se a importância do monitoramento anual por parte da população masculina a partir dos 45 anos. Os exames feitos nas farmácias vêm para somar e facilitar a jornada de saúde do paciente para que ele seja direcionado aos demais profissionais de saúde de maneira mais assertiva”, enfatiza Nicole.
Mesmo com resultado superior ao indicado, sempre serão necessários exames adicionais e avaliação médica para confirmação do caso clínico. O farmacêutico está habilitado para interpretar e orientar o paciente a respeito do resultado obtido no exame e quais os próximos passos a serem seguidos a partir daquele resultado.
Para incentivar o mês de alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Rede de Farmácias São João apoia a Campanha Novembro Azul com o valor promocional para o exame de PSA (é preciso conferir a loja mais próxima com o serviço disponível), durante todo o mês de novembro, no valor de R$ 34,90.