Grupo Planalto de comunicação

Passaporte da Leitura: Escolas recebem visita de livreiros para troca do vale-livro Iniciativa contempla os mais de 17 mil alunos matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da rede municipal

 Crédito: Michel Sanderi 
A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Educação, lançou em 2023 o Passaporte da Leitura. A iniciativa contempla os mais de 17 mil alunos matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da rede municipal e começou a ser entregue durante as comemorações dos 166 anos do município, com o objetivo de formar leitores. O passaporte oportuniza aos alunos experiências literárias que vão desde a visita a espaços culturais como a Biblioteca Pública Municipal e a Academia Passo-fundense de Letras até a escolha de um livro nas livrarias da cidade.
“O interessante é que cada um desses destinos visitados podem ser carimbados no passaporte. Além disso, as práticas leitoras promovidas pelos professores também podem ser registradas, da mesma forma que os viajantes carimbam os lugares por onde passaram, já que cada livro é uma viagem para o leitor”, esclarece a Coordenadora da Biblioteca Municipal Arno Viuniski, Vanessa Hickmann.
Editado de forma lúdica e direcionado ao público infanto-juvenil, o passaporte traz ainda outras páginas interativas. Mas uma das mais queridas é, sem dúvida nenhuma, a do Vale-livro. Desde outubro deste ano, todos os alunos da rede municipal receberam R$ 40,00 para trocar por obras literárias. Já na Feira do Livro, as trocas chegaram próximo a 3 mil vales transformados em livros que incentivam o hábito da leitura não só aos estudantes, mas também para dentro dos seus lares e famílias.
Segundo o secretário da Educação, Adriano Canabarro Teixeira, “o ato de escolher seu próprio livro, mais de que empoderar o estudante e valorizar sua autonomia, contempla os diferentes interesses de leitura, processo fundamental no desenvolvimento do gosto pelo ato de ler”.
Além de oportunizar a composição de um acervo literário pessoal e democratizar o acesso ao livro e à leitura, o passaporte também objetiva a promoção de uma movimentação cultural através do contato entre o livro, o leitor, o escritor e o livreiro. “Isso tem acontecido de forma intensa nas escolas, desde que a Biblioteca Municipal Arno Viuniski organizou a visita dos livreiros para a troca do vale-livro junto ao Projeto RECREativo, momento cultural em que uma apresentação artística é levada aos estudantes, com apresentações de música, teatro, dança e, é claro, a literatura. São estes momentos em que escritores estreitam sua relação com o leitor através da contação de histórias, do bate-papo e da sessão de autógrafos”, aponta a coordenadora.

Até o final do ano, aproximadamente, 30 escolas municipais receberão a visita dos livreiros para a troca do vale-livro. A visitação guiada à sede da livraria é outra experiência significativa que proporciona o acesso a um acervo grande e diverso, com direito à contação de histórias. O Passaporte da Leitura está dentro do Programa Boralê de Incentivo à Leitura, criado em 23 de setembro de 2022, pela Lei n. 5.675. “Acreditamos que programas como este reforçam, ainda mais, o título de Capital Nacional da Literatura. Além disso, reconhece o papel educador da leitura na vida de seus habitantes, assumindo o compromisso de uma verdadeira Cidade Educadora”, finaliza Vanessa.

Facebook
Twitter
WhatsApp