Grupo Planalto de comunicação

Pássaro Tapicuru é resgatado em Passo Fundo

Nesta sexta-feira (19/01), as equipes, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) e do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), resgataram um Tapicuru (Phimosus infuscatus), em Passo Fundo.

Moradores do bairro Vera Cruz acessaram o 3º BABM, através do WhatsApp, informando que um pássaro estava preso à fiação de energia elétrica da via pública. No local, equipe do 3º BABM avistou que a ave silvestre, que estava presa aos fios, devido a um pedaço de rede de pesca (fios de um nylon) estar fincado em sua asa.

Como o local era alto e de difícil acesso, a equipe do 7º BBM, rapidamente, auxiliou no resgate do Tapicuru. O trabalho em conjunto ajudou no salvamento da ave silvestre que foi encaminhada, pela equipe do 3º BABM , para avaliação, no Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo – UPF.

Após receber os cuidados médicos, o Tapicuru será reinserido ao habitat natural.

Sobre o Tapicuru

O Tapicuru corre no Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela. Mede entre 46 e 54 cm de comprimento e pesa entre 493 e 600 gramas. Possui um longo e característico bico, o qual varia de um amarelo alaranjado até o amarelo vivo, cores que contrastam com o corpo negro. A cara é também amarelada. Se alimenta de crustáceos, de crustáceos, moluscos, caranguejos e inclusive matéria vegetal (sementes e folhas). *Procura alimento na água rasa usando o bico para isso, caminhando lentamente*. Às vezes deixa um quarto dele submerso. Vive em brejos, margens de rios, banhados e campos recentemente arados.
Seus ovos são azulados e sua incubação dura entre 23 e 24 dias.

BABM informa sobre redes de pesca 

Redes de pesca “fantasmas” (inseridas e abandonadas no ambiente aquático) são a principal fonte de contaminação de plástico nos rios e mares, e também matam involuntariamente uma fauna proibida de ser pescada, como peixes pequenos, tartarugas e *aves que ficam presas ao petrecho.*

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp