Na quinta-feira (15), a equipe, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), resgatou 16 pássaros silvestres mantidos em cativeiro no município de Vila Maria.
Após receber uma denúncia anônima, a equipe do 3º BABM, flagrou, em uma residência, diversas gaiolas, contendo pássaros. Os policiais militares identificaram 16 pássaros silvestres, popularmente conhecidos como Cardeal (2), Sargento (2), Moreta (4); Coleira (3); Canário-da-terra (1), Tico-tico-rei (1); Frade (1)e Sebinho (2).
A moradora informou que não possuía a relação de passeriformes, a qual autoriza a criação amadora dos pássaros (SISPASS) e nenhum dos pássaros possuía anilha. Os policiais militares também identificaram que alguns pássaros estavam com lesões nas asas e no bico, devido a se debaterem nas gaiolas, por serem retirados diretamente da natureza.
A mulher foi autuada, sendo lavrado um Termo Circunstanciado pelo crime contra a fauna. Os pássaros silvestres foram resgatados e encaminhados para avaliação médico-veterinária.