No mês de maio, João Marcelo Thomazi, o Pekeno, obteve um grande resultado em sua carreira de triatleta: competiu no Ironman Florianópolis e conseguiu uma vaga para World Championship, mundial da modalidade em Kona, no Havaí. É exatamente lá no território norte-americano onde o passo-fundense se encontra atualmente, realizando treinos para a prova mais difícil de todas, marcada para o sábado (26).
Coordenador de vendas por profissão, Pekeno, treina muito as três modalidades que compõe o triathlon: natação, corrida e ciclismo. O atleta conta que está no Havaí desde a semana passada. No período, fez corrida inicial de 12km, ampliando para uma hora posteriormente. “Aqui está muito calor e a aclimatação está mais difícil. Fazemos treinos fortes, o que tem ajudado muito” conta.
O evento terá 3 mil atletas, sendo que na categoria de Pekeno, serão pelo menos 300 inscritos. Todos foram selecionados ao longo de 40 provas de Ironman no mundo. “Os melhores do triátlon estão aqui. A premiação chega a US$ 125 mil para o ganhador” salienta. Como objetivo, Pekeno gostaria de ficar entre os 100 melhores. “Vou dar o sangue e o máximo para tentar ficar entre os melhores” diz.
Quanto à preparação, Pekeno fez treinos específicos desde a classificatória de Florianópolis. Se dividindo entre a vida profissional e particular, fez uma média de 14 horas semanas de treinos, chegando ao pico de 7 horas em um mesmo dia.