Passo Fundo, cidade referência em saúde no Rio Grande do Sul, esteve representada em um dos maiores eventos do mundo da área. Durante a 77ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada em Genebra, na Suíça, duas lideranças do município, Valdevir Both, coordenador executivo do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), e Paulo César Carbonari, membro da coordenação nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), participaram apresentando experiências e atuação sobre o direito humano à saúde.
O evento iniciou no dia 27 de maio e segue até este sábado, 1º de junho. Uma das grandes conquistas comemorada pela comitiva brasileira foi a aprovação inédita que legitima a Participação Social em Saúde. “Após a aprovação da resolução sobre a participação social na saúde é muito importante a implementação dessa resolução, além de todas as questões institucionais envolvidas nos países para que a gente possa incentivar e para que possa realmente ter essa participação efetiva”, pontuou o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto.
Pigatto salientou ainda que para que a participação social ocorra é preciso a mobilização da sociedade e dos movimentos organizados. “Nós precisamos no Brasil fortalecer os Conselhos Locais de Saúde, mas para que eles sejam de fato efetivos os movimentos, as entidades, os sindicatos, as organizações da sociedade civil que existem a atuam no território, tem que tomar para si essa responsabilidade, esse compromisso para fazer avançar a luta e as conquistas”, disse.
Carbonari falou ainda das dificuldades enfrentadas pelo sistema que envolve muitas vezes dificuldades e contradições. “O sistema não serve para realizar direitos humanos. Mas é a participação, a pressão, a mobilização que vão fazer gerar condições para que efetivamente demos os passos de enfrentamento desse sistema e avançar nos direitos humanos”, pontuou.