Grupo Planalto de comunicação

Passo Fundo marca presença em um dos maiores encontros nacionais de cidades inovadoras

Foto: Divulgação / PMPF

A convite da organização Cidades Inovadoras, a Prefeitura de Passo Fundo está participando do Summit Cidades, um dos maiores encontros de cidades do país. O evento visa capacitar o setor público, empreendedores e acadêmicos para impulsionar o desenvolvimento dos municípios. “Participamos como painelistas na palestra ‘Cidades Inovadoras e os Pactos pela Inovação’, apresentando Passo Fundo como um dos principais cases de consolidação de ecossistemas de inovação, ao lado da cidade de Lucas do Rio Verde”, destaca a secretária de Inovação de Passo Fundo, Bárbara Fritzen.

Foram apresentados dados que demonstram porque o município conquistou o título de segunda cidade no Estado e a primeira no interior em geração de empregos no Rio Grande do Sul, o Pacto pela Inovação e as principais ações da Secretaria para a inovação inclusiva em Passo Fundo.

A representante de Passo Fundo também conheceu a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), um dos principais centros de inovação de Florianópolis, para entender melhor a estrutura e o uso do espaço pelos cidadãos. “Florianópolis é conhecida como a Ilha do Silício, um polo atrativo para novos negócios. Tivemos a oportunidade de nos reunir com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Juliano Pires, para conhecer boas práticas e lições aprendidas em programas de fomento à inovação, educação, saúde e empreendedorismo”, comenta.

Além disso, foi visitada a Escola do Futuro, que aplica a metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) de ensino interdisciplinar. “Atualmente, existem cinco escolas neste modelo, que funcionam em tempo integral para alunos do Ensino Fundamental I, com currículo estruturado em projetos e clubes escolhidos pelos próprios alunos, como libras, mídias, desafio jovem, robótica, preparatório para cursos do Instituto Federal, inglês com games e educação sócio emocional”, explica.

Na Celesc, foram conhecidos projetos inovadores desenvolvidos através da Lei do Bem, e o novo Hospital Municipal, Multihospital Floripa, um espaço situado no antigo aeroporto que congrega o Centro de Apoio Psicossocial, UPA, hospital dia e ótica pública.

A participação de Passo Fundo no Summit Cidades reafirma o compromisso do município com a inovação e o desenvolvimento sustentável, buscando sempre implementar novas práticas e tecnologias que beneficiem toda a comunidade.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais