A Festa entre Culturas de Passo Fundo é um dos eventos mais importantes na nossa cidade quando diz respeito à presença, acolhimento, suporte e apoio aos mais de 3000 imigrantes de mais de 30 países que chegaram a Passo Fundo na esperança de uma nova vida. A VII edição da Festa entre Culturas acontecerá no domingo, dia 29 de setembro de 2024, na quadra de esportes do Colégio Bom Conselho das 14:00h às 17:00h.
Esta festa inclui além das comidas típicas de pelo menos 10 países participantes, apresentação de danças, poesias, canto, vestimentas tradicionais. Se dará início com um desfile, ressaltando Passo Fundo e seu colorido multicultural histórico da imigração de povos que contribuíram para sua fisionomia atual, como as imigrações italianas, alemãs, portuguesas, polonesas e outros que muito contribuíram para o enriquecimento da nossa região. Em seguida, teremos apresentações de nacionalidades da atual imigração como senegaleses, venezuelanos, guineanos, cubanos e outros. Como conclusão das apresentações, a invernada do CTG Lalau Miranda promete abrilhantar o evento com apresentações da cultura gaúcha. Após as apresentações artísticas, os presentes poderão degustar de pratos típicos apresentados pelos imigrantes e dançar ao ritmo de suas músicas.
Este evento é promovido e organizado pela Pastoral das Migrações da Arquidiocese de Passo Fundo – RS, com sua equipe de voluntários e colaboradores e com a coordenação da Irmã Norma Kleinubing, tendo como lema: “Migração, semente de um mundo novo”. Para Rosalina Stefanello, integrante do grupo de voluntários e professora da rede municipal de ensino de Passo Fundo, a acolhida se faz essencial e de extrema importância na chegada de um imigrante. O acompanhamento até que se estabeleça com trabalho, escola para os filhos, moradia é um apoio necessário para que estes imigrantes e refugiados consigam se integrar na comunidade e começar uma nova vida, com outro olhar e esperança. “Quanto melhor estas pessoas estiverem, melhor nós estaremos, pois estamos todos juntos, na mesma caminhada.” Essa é a motivação que leva a pastoral com sua equipe a seguir seus trabalhos há diversos anos.
Esta edição terá a participação de imigrantes da Venezuela, Guiné Bissau, Moçambique, México, Colômbia, Gana, Cuba, Senegal, entre outros. Para Horyani Becerret, vice-presidente da Associação de Venezuelanos no Brasil (Venebras), que está em Passo Fundo há 5 anos, a festa é um momento de “compartilhar sua cultura e aprender também um pouco de outras nacionalidades”. A expectativa é que cerca de 200 pessoas atendam o evento. Esta Festa valoriza as diversas culturas presentes na nossa cidade, expondo-as à nossa comunidade. Para João Carlos Tedesco, prof. Colaborador da UPF e na UFFS, esta Festa é “um momento ímpar de encontro e de envolvimento para um, ainda que incipiente, ritual intercultural. A interculturalidade, além de muitas outras dimensões, requer abertura recíproca ao outro, conhecer algo deste/a para conhecer (-se) melhor, para integrar, respeitar e conviver harmonicamente.”
A visibilidade destas novas culturas e povos em nossa cidade já é uma realidade e muito deverá ser feito ainda para melhorarmos a acolhida e a integração de imigrantes e autóctones. Segundo Tedesco, “não são só braços que emigram, mas sim, pessoas com suas tradições, identidades e crenças.” É uma oportunidade de você também conhecer um pouco mais sobre outras raças, religiões, costumes, danças e ritmos no Colégio Bom Conselho, dia 29/09/2024 das 14:00h às 17:00h. Participe, a entrada é gratuita.
Maiores informações podem ser obtidas com a equipe de voluntários e colaboradores da Pastoral das Migrações – Arquidiocese de Passo Fundo.